O retrato oficial da serva de Deus Niña Ruiz-Abad foi apresentado no domingo (7), durante a abertura da fase diocesana da sua causa de canonização na Catedral de São Guilherme, situada na cidade filipina de Laoag, na Região de Ilocos Norte.

 

Se chegar aos altares, a filipina poderá tornar-se uma das santas mais jovens da história.

A missa foi celebrada pelo bispo de Laoag, dom Renato Mayugba. A cerimônia começou com uma procissão de membros da diocese de Laoag, seguida da leitura da biografia de Ruiz-Abad e da entrega dos documentos ao bispo, que os ratificou como legítimos.

Em seguida, os documentos foram entregues aos responsáveis ​​do tribunal diocesano, nomeados pelo bispo local, que receberão os testemunhos das pessoas que conheceram a Serva de Deus. Este tribunal não emite nenhuma sentença, porque está reservada ao Dicastério para as Causas dos Santos do Vaticano.

Os documentos também incluíram testemunhos de supostos milagres que teriam ocorrido por intercessão de Niña Ruiz-Abad antes da abertura do processo de canonização. Como exemplo de testemunho vivo, um estudante da Academia do Espírito Santo, na cidade de Laoag, afirmou ter passado por uma doença grave e ter sido curada milagrosamente depois de rezar à adolescente filipina.

Durante a cerimônia, foi também inaugurada a primeira relíquia de Ruiz-Abad, que consistia num relicário com um pequeno pedaço de pano retirado de sua roupa.

Niña Ruiz-Abad, uma adolescente de 13 anos morta em agosto de 1993, deixou um grande impacto por sua devoção a Deus e seus atos de caridade, apesar de sofrer de cardiomiopatia hipertrófica, uma doença cardíaca incurável que lhe foi diagnosticada aos dez anos.

Trinta anos depois da sua morte, em julho de 2023, o pedido formal de abertura de uma investigação sobre a vida da adolescente filipina foi aprovado pela Conferência dos Bispos Católicos das Filipinas (CBCP).

Segundo disse a CBCP anteriormente, Ruiz-Abad poderia servir como um “bom modelo de piedade e coragem” para a juventude de hoje.