Antes da oração mariana Regina Caeli (Rainha do Céu), que na Páscoa substitui o Angelus, e recordando que hoje é o Domingo da Divina Misericórdia, o papa Francisco incentivou as pessoas a abrirem seus corações a Jesus para terem vida verdadeira.

Diante de cerca de 15 mil fiéis presentes na Praça de São Pedro, no Vaticano, Francisco lembrou que hoje, o segundo domingo da Páscoa, é dedicado à Divina Misericórdia por um desejo do papa são João Paulo II.

O papa Francisco meditou sobre o Evangelho de hoje, que fala da vida eterna, e explicou o que pode ser feito para ter uma vida autêntica: "Todos queremos ter vida, mas existem diferentes pontos de vista sobre como alcançá-la. Por exemplo, há quem reduza a existência a uma corrida frenética para gozar e possuir tantas coisas: comer e beber, divertir-se, acumular dinheiro e posses”.

Esse, advertiu o papa, "é um caminho que, à primeira vista, parece prazeroso, mas não sacia o coração. Mas não é assim que se “tem a vida”, porque seguindo os caminhos do prazer e do poder não se encontra a felicidade".

"Com efeito, permanecem sem resposta muitos aspectos da existência, como, por exemplo, o amor, as experiências inevitáveis da dor, do limite e da morte. E, além disso, não se realiza o sonho que todos temos em comum: a esperança de viver para sempre, de ser amado sem fim".

"Hoje, o Evangelho diz que essa plenitude de vida, à qual cada um de nós foi chamado, se realiza em Jesus: é Ele quem nos dá a vida plena. Mas, como temos acesso a ela, como a experimentamos?", perguntou o papa Francisco.

Francisco convidou a observar como agem os discípulos no Evangelho. E disse que "os discípulos compreendem que, com Jesus, a vida vence e a morte e o pecado foram derrotados. E recebem o dom do seu Espírito, que dá a eles uma vida nova, de filhos amados, repleta de alegria, amor e esperança". E perguntou: “Eu lhes pergunto: vocês têm esperança? Cada um se pergunte: Como vai a minha esperança?”

Portanto, continuou Francisco, para “ter a vida”: basta fixar o olhar em Jesus crucificado e ressuscitado, encontrá-Lo nos Sacramentos e na oração, reconhecê-Lo presente, acreditar Nele, deixar-se tocar pela sua graça e guiar pelo seu exemplo, experimentar a alegria de amar como Ele.

O papa ressaltou, então, que “todo encontro com Jesus, um encontro vivo com Jesus, nos permite ter mais vida. Buscar Jesus, deixar-se encontrar, porque Ele nos procura, abrir o coração ao encontro com Jesus”.

O papa Francisco também perguntou a todos: "Acredito na potência da ressurreição de Jesus, acredito que Jesus ressuscitou? Acredito na sua vitória sobre o pecado, sobre o medo e sobre a morte? Me deixo envolver em uma relação com o Senhor, com Jesus? E deixo que Ele me impulsione a amar meus irmãos e irmãs, e a ter esperança todos os dias?

Para concluir, o papa encorajou: "que Maria nos ajude a ter uma fé sempre maior em Jesus ressuscitado para 'ter a vida' e difundir a alegria da Páscoa".