Segundo a Conferência Nacional de Bispos do Brasil (CNBB), o subsecretário pastoral da CNBB, o padre Jânison de Sá Santos, anunciou que a 61ª assembleia geral da CNBB, programada para ocorrer em Aparecida (SP) de 10 a 19 de abril, usará a “conversação no Espírito”, método jesuíta de discernimento comunitário baseado na oração e na escuta usado na primeira fase do Sínodo da Sinodalidade no Vaticano em outubro do ano passado.

“Devemos prestar atenção à ação do Espírito e lhe prestar uma especial atenção às moções do coração. Às próprias e também às das outras pessoas. E desse ponto de vista, parece óbvio mas eu preciso dizê-lo, a base da Conversação Espiritual é a convicção de que o Espírito Santo fala a todos e de que a escuta é ao coração mas também nos vem da palavra do outro, da palavra da outra, no qual implica necessariamente um certa forma de ouvir e uma certa maneira de falar”, disse o padre jesuíta Óscar Martin em vídeo que explica o método divulgado ontem (4) pela CNBB.

O método consiste em três rodadas precedidas sempre por um momento de oração e silêncio. Na primeira rodada, todos falam seus pensamentos e sentimentos sobre a questão apresentada. Na segunda rodada, cada um fala sobre o que mais chamou atenção sobre o que foi falado e a partir da escuta feita. Na terceira rodada, identifica-se os pontos chaves e constrói-se um consenso sobre os pontos chaves surgidos a partir do processo.

“Esta proposta permite o compartilhamento de experiência de vida e espaço de discernimento em uma Igreja toda sinodal. Que possamos aproveitar esta experiência para crescermos como Igreja de Jesus Cristo e em nossa missão”, disse o padre Jânison ao explicar o processo.