O padre Roger Landry teve diversas responsabilidades ao longo dos seus 25 anos de sacerdócio, e neste verão acrescentará uma nova, enquanto se prepara para empreender uma peregrinação de mais de 2,4 mil quilômetros através do leste dos EUA.

A caminhada não é só um desafio físico. O padre Landry é atualmente o único padre comprometido a percorrer a totalidade de uma das quatro rotas do Congresso Eucarístico Nacional, um esforço sem precedentes para coordenar quatro peregrinações eucarísticas simultâneas que começam nas fronteiras do país e convergirão em Indianápolis.

As peregrinações fazem parte do renascimento eucarístico, iniciado pelos bispos dos EUA em 2022. Conforme anunciado no início deste mês, um grupo de 24 jovens denominados “Peregrinos Perpétuos” comprometeu-se a percorrer integralmente cada um dos quatro percursos, de 16 a 24 quilômetros por dia, acompanhados por um grupo rotativo de padres dos Frades Franciscanos da Renovação. As peregrinações começam no fim de semana de Pentecostes, de 17 a 19 de maio.

O padre Landry, que atualmente serve como capelão na Universidade de Columbia, em Nova Iorque, disse que esta experiência de dois meses será uma forma perfeita de celebrar os seus 25 anos como padre, em junho. Ele percorrerá a Rota Seton, que começa em Connecticut e leva o nome de santa Elizabeth Ann Seton.

Depois de um período de sete anos trabalhando com a Santa Sé nas Nações Unidas e agora ministrando aos estudantes universitários, o padre Landry disse que este momento de peregrinações é providencial.

“Ser realmente o único sacerdote que poderá acompanhar a peregrinação eucarística do início ao fim é simplesmente um dom extraordinário do Senhor e uma fonte de gratidão para mim”, disse ele à CNA, agência em inglês da EWTN.

Esta será, continuou ele, “a maior peregrinação eucarística da história da Igreja”. O Caminho de Santiago, uma das rotas de peregrinação católica mais famosas do mundo, estende-se por quase 805 quilômetros; a Rota Seton será o triplo.

Landry disse que parte da razão pela qual está entusiasmado por se juntar à peregrinação é que espera explicar que “o que estamos a fazer é na verdade uma conclusão sensata para o que a nossa fé professa escandalosamente”.

“O próprio Jesus Cristo que estava no ventre de Maria, que caminhou pelas ruas poeirentas de Jericó e pelas ruas revestidas de mármore de Jerusalém, que morreu na cruz e ressuscitou dos mortos, ainda está conosco, como prometeu até o final de tempos e quer nos acompanhar em cada passo da nossa vida terrena", disse ele.

O padre Landry, do clero da diocese de Fall River, Massachusetts, é bem conhecido como pregador, líder de retiros e guia para peregrinos que visitam locais católicos em todo o mundo.

Há dois anos, o bispo de Landry o encarregou de ser um dos 60 pregadores eucarísticos: sacerdotes comprometidos em estar disponíveis para pregar sobre a eucaristia durante o tempo de avivamento.

Quanto aos eventos relacionados com as peregrinações, estes serão gratuitos e abertos ao público. Portanto, os católicos e qualquer pessoa nos EUA estão convidados a se registar e a se juntar aos peregrinos em pequenas partes das peregrinações ou em muitos outros eventos especiais organizados pelas suas dioceses locais.

Os Peregrinos Perpétuos, que percorrerão os quatro percursos completos, têm entre 19 e 29 anos. Padre Landry, ex-atleta universitário, hoje com 50 anos, não acha que será uma caminhada fisicamente fácil e considera que deve ser encarada como “mortificação”.

“Reconheço que esse caminho para seguir o Senhor às vezes é fácil e ladeira abaixo. Mas para muitos outros é um desafio e é uma tarefa árdua. Isso é o que é o 'caminho estreito'. E psicologicamente estou muito preparado para alguns dos sofrimentos que meu corpo envelhecido enfrentará ao longo do caminho”, disse ele.

Ele comentou que, apesar das dificuldades, ele e os peregrinos a quem ministrará "formarão amizades que durarão para o resto de nossas vidas", pois ele busca formá-los mais profundamente em sua fé como uma "família".

No dia 26 de junho, no meio da peregrinação e provavelmente em algum lugar de Ohio, o padre Landry celebrará os 25 anos da sua ordenação sacerdotal. Ele comentou que conduzir as pessoas a Cristo em sua jornada para o céu sempre foi um aspecto central do seu sacerdócio e continuará a sê-lo durante toda a experiência de peregrinação.

“Jesus é o herói desta peregrinação… Serei como o burro que o trouxe a Jerusalém no Domingo de Ramos”, acrescentou.