O papa Francisco não esteve presente na Via-Sacra no Coliseu Romano na noite de hoje (29), Sexta-feira Santa, “para preservar a saúde”, informou a Santa Sé.

Em um comunicado, a Sala de Imprensa da Santa Sé disse  que "para preservar a saúde em vista da Vigília de amanhã e da Santa Missa do Domingo de Páscoa, esta noite o Santo Padre Francisco percorrerá a Via-Sacra no Coliseu da Casa Santa Marta".

O papa Francisco participou horas antes da celebração da Paixão do Senhor na basílica de São Pedro.

Ao mesmo tempo que foi anunciada a ausência do papa no Coliseu Romano, a sua cadeira foi retirada do local.

Segundo o serviço de informação da Santa Sé, Vatican News, cerca de 25 mil pessoas se reuniram no Coliseu Romano hoje para participar na Via-Sacra.

Mulheres e "a loucura da guerra" nas meditações da Via-Sacra do papa Francisco

Este ano, pela primeira vez nos seus 11 anos de pontificado, o papa Francisco escreveu as meditações para a Via Sacra da Semana Santa.

O título destas meditações é "Em oração com Jesus no caminho da cruz", e o seu texto completo foi publicado na manhã de hoje pela Sala de Imprensa da Santa Sé.

Nas meditações do papa Francisco há um lugar especial para "a loucura da guerra", os excluídos, os oprimidos e os abandonados e "a grandeza das mulheres", que "ainda hoje são descartadas, sofrendo ultrajes e violências".

No início da oitava estação da Via-Sacra, "Jesus encontra as mulheres de Jerusalém", o papa Francisco se dirige a Jesus Cristo: "Jesus, quem é que Vos segue até ao fim pelo caminho da cruz? Não os poderosos, que Vos esperam no Calvário, nem os espetadores que estão longe, mas as pessoas simples, grandes aos vossos olhos e pequenas aos do mundo. São as mulheres a quem destes esperança: não têm voz, mas fazem-se ouvir".

"Ajudai-nos a reconhecer a grandeza das mulheres, daquelas que foram fiéis e estiveram perto de Vós na Páscoa, mas também daquelas que ainda hoje são descartadas, sofrendo ultrajes e violências", diz.

"Jesus, as mulheres que encontrais batem no peito e choram por Vós. Não choram por si mesmas, mas por Vós; choram pelo mal e o pecado do mundo. A sua oração feita de lágrimas chega ao vosso coração", diz.

O papa Francisco acrescenta: "À vista das tragédias do mundo, o meu coração permanece gelado ou enternece-se? Como reajo à loucura da guerra, a rostos de crianças que já não sabem sorrir, a mães que as veem desnutridas e famintas e não têm mais lágrimas para derramar?”.

"Vós, Jesus, chorastes por Jerusalém, chorastes pela dureza do nosso coração. Sacudi-me no meu íntimo, dai-me a graça de chorar rezando e de rezar chorando", conclui o papa Francisco na meditação da oitava estação.

Mulheres e migrantes também estiveram presentes e carregaram a cruz durante várias meditações da Via-Sacra no Coliseu Romano hoje.