O arcebispo de Baltimore, EUA, dom William Lori, pediu orações ontem (26) pelas vítimas do colapso da ponte Francis Scott Key que foi atingida por um navio à deriva na manhã de ontem (26).

O navio cargueiro de 984 pés atingiu uma das colunas de suporte da ponte pouco antes das 1h30 da manhã. Imagens de câmeras de vigilância mostram a ponte de várias pistas e 2,5 km de extensão, desmoronar rapidamente ao ser atingida.

Dom Lori disse estar “entristecido ao saber do trágico incidente durante a noite que levou ao colapso da ponte Francis Scott Key sobre o porto de Baltimore” em comunicado publicado horas depois na rede social X.

“Rezem comigo por todos os envolvidos, especialmente pelas vítimas que viajavam no momento do impacto, pelas equipes de construção no local e por todos os socorristas que agem com urgência para resgatar os sobreviventes”, escreveu Lori.

“Vamos unir-nos em oração, pedindo ao Senhor que nos conceda consolo e força enquanto enfrentamos esta terrível tragédia”, disse o arcebispo.

O bispo de Arlington, Virgínia, dom Michael Burbidge, também pediu orações na manhã de ontem (26). A diocese de Arlington fica a cerca de 64 quilômetros da ponte.

“Neste momento de incerteza, em que as equipes de resgate trabalham heroicamente para encontrar sobreviventes do colapso da ponte Francis Scott Key, apelo a todas as pessoas de boa vontade para que rezem para que mais sobreviventes sejam encontrados e pelos socorristas, pelas vítimas e por suas famílias”, escreveu Burbidge na rede social X.

Pelo menos seis pessoas que supostamente estavam na ponte no momento do colapso estavam desaparecidas na tarde de ontem (26).

O governador de Maryland, Wes Moore, disse ontem (26) que um pedido de socorro do navio antes do acidente permitiu que as autoridades fechassem a ponte pouco antes do colapso, interrompendo o tráfego antes do desmoronamento.

“Sou grato pelas pessoas que, uma vez que o alerta surgiu e uma vez que surgiu o sinal de que havia uma emergência, literalmente foram heróis por serem capazes de impedir que carros passassem pela ponte. Eles salvaram vidas ontem à noite”, disse o governador à imprensa.

“Instruí a minha administração a garantir que todos os recursos federais estejam disponíveis para ajudar nos esforços de busca e salvamento e na resposta a este terrível incidente”, disse ontem (26) o presidente dos EUA, Joe Biden, em publicações nas redes sociais.

Aproximadamente 35 mil pessoas viajavam pela ponte Francis Scott Key todos os dias. O porto de Baltimore está entre os dez maiores portos dos EUA para cargas internacionais.