O papa Francisco dirigiu uma mensagem em vídeo aos habitantes de Rosário, Argentina, marcada nos últimos dias pelar violência liada ao narcotráfico.

"Num momento de crise, como os vividos pela cidade de Rosário, entendemos a necessidade da presença das forças de segurança para trazer tranquilidade à comunidade”, disse o papa Francisco no início da sua mensagem divulgada hoje (26) pela Sala de Imprensa da Santa Sé.

“Cada povo tem dentro de si as ferramentas para superar o que ameaça a sua integridade, a vida dos seus filhos mais frágeis”, continuou.

O papa Francisco exortou todos os setores da sociedade a colaborar. “É necessário reavaliar a política”, disse.

“O silêncio do Estado neste campo torna natural e facilita a promoção do consumo e do comércio de drogas”, continuou o papa em sua mensagem de vídeo.

“É necessário que o sistema democrático zele pela institucionalidade da justiça, para que esta seja independente para investigar as redes de corrupção e lavagem de dinheiro que favorecem o avanço do tráfico de drogas”, disse Francisco.

O papa Francisco disse também que “o setor empresarial tem uma grande tarefa pela frente, não apenas impedindo a cumplicidade nos negócios com organizações mafiosas, mas também se engajando socialmente”.

Segundo Francisco, “todos nós - instituições sociais, civis e religiosas - devemos nos unir para fazer o que fazemos de melhor: criar comunidade”. 

Para o papa, “o medo isola sempre, o medo paralisa”. Ele convida-nos a “não deve ter medo de se envolver com outras pessoas para ser uma resposta pacífica e inspiradora”.

“A Igreja, como Mãe e Samaritana, é sempre chamada a acompanhar espiritual e organicamente as famílias das vítimas que perderam a vida por causa da violência, a acompanhar os doentes, a acompanhar aqueles que vivem a chaga da dependência e as suas famílias, acompanhando aqueles que estão na prisão e precisam de um caminho de reintegração, acompanhando aqueles que vivem em situação de extrema vulnerabilidade”.

Por fim, Francisco disse que “a Virgem do Rosário intercede dia e noite por todos os seus filhos, especialmente, como as mães costumam fazer, com atenção especial aos mais frágeis”.