As meditações da via-sacra que acontecerão na Sexta-feira Santa no Coliseu Romano nesta Semana Santa de 2024 foram escritas pela primeira vez pelo próprio papa Francisco.

Segundo o Vatican News, serviço de informação oficial da Santa Sé, os textos sob o título  “Em oração com Jesus no caminho da Cruz” serão “um ato de reflexão e espiritualidade, com Jesus no centro”, razão pela qual prevê que haja “menos ligações diretas aos acontecimentos atuais” como aconteceu nos últimos anos.

A decisão de escrever estas meditações estaria ligada ao Ano da Oração proclamado pelo papa Francisco em preparação ao Jubileu de 2025 e denotaria um caráter mais espiritual, que será conhecido na sexta-feira (29), quando os textos forem publicados.

Nesse mesmo dia, também será divulgado quem carregará a cruz em cada estação, sabendo-se que “as pessoas que carregarão a cruz estarão ligadas à reflexão das estações”.

Embora a agenda oficial do papa Francisco inclua a sua presença no Coliseu, a previsão de baixas temperaturas pode mudar a decisão. Segundo o Vatican News, a Sala de Imprensa da Santa Sé informou que “no momento, não há mudanças no que já foi planejado”.

No ano passado, o papa não participou por causa do frio. Nas últimas semanas, devido a alguns problemas de saúde, desistiu de ler a maior parte dos seus discursos e no Domingo de Ramos optou por não fazer a homilia durante a missa.