A princesa de Gales, Catherine “Kate” Middleton, surpreendeu o mundo ao anunciar publicamente que está lutando contra o câncer e está “nos estágios iniciais do tratamento”. Ela se dirigiu aos que sofrem desta doença e pediu-lhes que não percam a esperança.

“Neste momento, também estou pensando em todos aqueles cujas vidas estão sendo afetadas pelo câncer. Para todos que enfrentam essa doença, seja qual for a forma, por favor, não percam a fé ou a esperança. Não estão sozinhos”, disse Middleton, 42 anos, numa mensagem de vídeo publicada na sexta-feira (22).

No início de fevereiro, a Organização Mundial da Saúde (OMS) estimou que em 2022 ocorrerão 20 milhões de novos casos de câncer, resultando em 9,7 milhões de mortes. Prevê-se que até 2050 o número de novos diagnósticos de câncer atinja aproximadamente 35 milhões, o que representa um aumento de 77% em relação a 2022.

A notícia, que gerou uma onda de preocupação e apoio global, foi revelada a partir da conta oficial do príncipe e da princesa de Gales, com sede no Palácio de Kensington, Reino Unido. Isso ocorre apenas um mês depois de ter sido confirmado que o rei Charles III da Inglaterra também está lutando contra o câncer.

A Igreja na Inglaterra une-se em oração pela saúde de Kate Middleton

No dia 22 de março, o arcebispo de Westminster e presidente da Conferência dos Bispos Católicos da Inglaterra e País de Gales, cardeal Vincent Gerard Nichols, elogiou “a coragem da princesa de Gales ao falar tão abertamente sobre a sua saúde pessoal”.

“Não só dá alento a todos os que carregam o peso da doença, como também fala de forma tão comovente da importância da sua vida familiar. A sua mensagem levará muitas pessoas a rezar por ela e pela sua plena recuperação, como eu mesmo certamente o farei”, disse ele em sua conta no X.

 

O arcebispo de Cardiff, dom Mark O'Toole, que tem jurisdição sobre o sudeste do País de Gales e o condado de Herefordshire, na Inglaterra, também expressou sua solidariedade. “Ofereço minhas sinceras orações a ela e à Família Real neste momento. Sei que toda a comunidade católica no País de Gales também oferecerá as suas orações e os melhores votos", disse ele num comunicado publicado no X.

Kate Middleton agradece as “mensagens de apoio e compreensão”

Na sua mensagem emitida na sexta-feira, a esposa do príncipe William, primeiro na linha de sucessão ao trono britânico, manifestou a sua gratidão por “todas as maravilhosas mensagens de apoio e compreensão” recebidas depois de ter sido submetida a uma grande cirurgia abdominal em Londres, cujos exames posteriores revelaram o diagnóstico.

A princesa acrescentou que hoje, como família, precisam de “algum tempo, espaço e privacidade” enquanto ela completa o tratamento. “Meu trabalho sempre me trouxe uma profunda alegria e espero voltar quando puder. Mas, por enquanto, devo me concentrar em uma recuperação total”, acrescentou.

Quem é Kate Middleton?

A princesa de Gales, nascida Catherine Elizabeth Middleton em 9 de janeiro de 1982, casou-se com o príncipe William, príncipe de Gales, na abadia de Westminster em 29 de abril de 2011. Eles têm três filhos, o príncipe George, a princesa Charlotte e o príncipe Louis.

Como esposa do príncipe William, primeiro na linha de sucessão ao trono britânico, Kate Middleton poderá ser a rainha da Inglaterra no futuro.

Além de assumir funções reais de apoio ao rei, tanto no Reino Unido como no estrangeiro, a princesa de Gales dedica o seu tempo a apoiar uma série de causas e instituições de caridade, muitas das quais se concentram na melhoria da qualidade de vida durante a primeira infância.