O papa Francisco disse aos jovens, numa mensagem por ocasião dos cinco anos da publicação da exortação apostólica Christus vivit, que “explorar novos caminhos, sempre na fidelidade às nossas raízes” é uma chave da sinodalidade para a qual são chamados a contribuir.

O papa Francisco recordou que a exortação apostólica publicada há cinco anos foi fruto da Assembleia do Sínodo dos Bispos sobre “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”, que foi precedida por aquilo que descreveu como uma “verdadeira ‘experimentação sinodal’, que produziu muitos frutos”.

Refere-se ao fato de que “centenas de jovens vieram a Roma e trabalharam juntos durante alguns dias, recolhendo as ideias a propor” que foram utilizadas pelos bispos para uma “visão mais ampla e profunda da Igreja”.

O papa considera que aquela experiência “preparou o caminho” para o Sínodo da Sinodalidade no qual a Igreja está envolvida e cuja primeira sessão foi em outubro de 2023.

“Nesta nova etapa do nosso itinerário eclesial, precisamos, mais do que nunca, da vossa criatividade para explorar caminhos novos, sempre na fidelidade às nossas raízes”, disse o papa Francisco.

“Cristo vive e os ama infinitamente”

O papa Francisco manifesta que o seu desejo com esta mensagem é reavivar a esperança dos jovens cujo fundamento, “para nós e para toda a humanidade”, é que Cristo vive.

“Digo-o a cada um de vós em particular: Cristo vive e ama-te infinitamente. E o seu amor por ti não está condicionado pelas tuas quedas ou pelos teus erros. Ele que deu a sua vida por ti, não espera pela tua perfeição para te amar”, disse o papa Francisco.

Ele pediu aos jovens que invoquem “todos os dias o Espírito Santo” e acolham “esta grande missão: testemunhar a todos a alegria que nasce da amizade com Cristo”. E reiterou o apelo feito na Jornada Mundial da Juventude do Rio de Janeiro no início do seu Pontificado: “Hagan lio!”.

“E o mesmo continuo a pedir-vos hoje: fazei-vos ouvir, gritai, não tanto com a voz mas sobretudo com a vida e o coração, esta verdade: Cristo vive! Para que toda a Igreja seja impelida a levantar-se e pôr-se incessantemente a caminho a fim de levar a sua Boa Nova a todo o mundo”, pediu o papa Francisco.

Recordando que no próximo dia 14 de abril será comemorado os 40 anos do encontro dos jovens em Roma no Ano Santo da Redenção que foi a semente das Jornadas Mundiais da Juventude, o papa Francisco exortou a contemplar Jesus “vivo e transbordante de alegria, vencedor da morte, um amigo que vos ama e quer viver em vós”.