O papa Francisco rezou hoje (24) ao fim da missa do Domingo de Ramos no Vaticano pelas vítimas do “vil ataque terrorista” ocorrido na última sexta-feira (22) em Moscou, na Rússia.

Segundo a agência de notícias americana Associated Press (AP), pelo menos 133 pessoas morreram depois que homens armados atacaram uma apresentação musical em uma sala de concertos de Moscou.

O grupo terrorista Estado Islâmico assumiu a responsabilidade pelo ataque na Rússia – afirmação confirmada por autoridades de inteligência dos EUA.

O papa Francisco rezou hoje (24) na praça de São Pedro pelas famílias das vítimas e pela conversão dos autores do ataque.

“Que o Senhor os receba em sua paz e conforte suas famílias. Que ele converta os corações daqueles que planejam, organizam e executam essas ações desumanas, que ofendem a Deus, que ordenou: ‘Não matarás’ ”, disse o papa.

Depois de oferecer orações pelas vítimas em Moscou, o papa Francisco fez um longo apelo pela paz na Ucrânia, pedindo orações em particular por aqueles que estão sem eletricidade na Ucrânia.

“Rezemos por todos os nossos irmãos e irmãs que sofrem por causa da guerra”, disse o papa. 

“De modo especial, penso na martirizada Ucrânia, onde tantas pessoas encontram-se sem eletricidade devido aos intensos ataques contra infraestruturas que, além de causarem mortes e sofrimento, arriscam causar uma catástrofe humanitária ainda maior.”

“Por favor, não esqueçam a atormentada Ucrânia. E pensemos em Gaza, que tanto sofre, e em tantos outros lugares nos quais há guerra”, disse o papa.

O papa fez o seu apelo pela paz ao fim da missa do Domingo de Ramos, na qual escolheu não ler a homilia preparada para a missa, sem dar explicações.

Antes de rezar o Ângelus com a multidão ao fim da missa, Francisco fez uma breve reflexão sobre o relato evangélico da entrada de Jesus em Jerusalém montado num burro.

“Queridos irmãos e irmãs, Jesus entrou em Jerusalém como um rei humilde e pacífico. Abramos os nossos corações a ele. Só ele pode libertar-nos da inimizade, do ódio, da violência, porque ele é a misericórdia e o perdão dos pecados”, disse o papa.

O papa, que tem 87 anos e chegou à missa numa cadeira de rodas, tem uma agenda lotada para a Semana Santa, já que deve celebrar as liturgias de todos os dias do Tríduo Pascal.

“E agora nos voltamos em oração à Virgem Maria. Aprendamos com ela a estar perto de Jesus durante os dias da Semana Santa, para chegar à alegria da Ressurreição”, disse o papa.