Neste fim de semana, acontecem em diversas cidades do Brasil atos nacionais em defesa da vida. A iniciativa marca o Dia Internacional do Nascituro, celebrado no domingo, 25 de março.

O Dia do Nascituro foi instituído em 1998 na Argentina e depois se espalhou por diferentes países do mundo. A data também é chamada de Dia Internacional do Direito à Vida e Combate ao Aborto, Dia do direito de nascer, Dia da criança por nascer, Dia da vida antes de nascer, Dia da criança concebida e Dia da criança ainda não-nascida.

No Brasil, o Dia do Nascituro é celebrado em 8 de outubro, no marco da Semana Nacional da Vida.

Em 25 de março, a Igreja celebra a solenidade da Anunciação do Senhor, que recorda o anúncio do anjo Gabriel à Virgem Maria e o ‘sim’ dela a Deus que a faz conceber o Menino Jesus. Mas, neste ano, como a solenidade coincide com a Semana Santa, será transferida para o dia 8 de abril, segunda-feira depois da oitava de Páscoa.

Os atos no Brasil são promovidos pela Rede Nacional em Defesa da Vida e da Família, junto com associações e movimentos pró-vida de todo o Brasil. Segundo a Rede, o Brasil vai se unir nesses atos a outros países, como República Dominicana, Equador e Argentina.

“Como finalidade, suscitar nas consciências, nas famílias e na sociedade, o reconhecimento do sentido e valor da vida humana em todos os seus momentos, obter o apoio da população para pressionar o Congresso Nacional contra a legalização do aborto”, diz a Rede. Os atos vão se posicionar contra “o ativismo judicial” e a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 442, que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF) e pede e a liberação do aborto até 12 semanas de gestação.

A ADPF 442 foi apresenta no STF pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) em março de 2017. Seu julgamento ocorreu no dia 22 de setembro, no plenário virtual do Supremo com o voto favorável da ex-presidente do STF e relatora da ação, ministra Rosa Weber, que se aposentou dias depois. Logo em seguida, o julgamento foi suspenso com um pedido de destaque do atual presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso, sem nova data.

Os atos nacionais em defesa da vida acontecem hoje (22) às 18h30, em Niterói (RJ); amanhã (23) no Rio de Janeiro (RJ), Osasco (SP), Santo André (SP), Campo Limpo (SP), São Paulo (SP), São José dos Campos (SP), Presidente Prudente (SP), Belo Horizonte (MG), Uberlândia (MG), Vitória (ES), Campo Grande (MS), Vitória da Conquista (BA), Londrina (PR), Maringá (PR), Florianópolis (SC); no domingo (24) em Goiânia (GO), Taubaté (SP), Maceió (AL) e Blumenau (SC); e na segunda-feira (25), em Teresina (PI).