A Conferência dos Bispos Católicos do Haiti fez um apelo urgente pelo fim da violência generalizada e pela busca ativa da paz e da reconciliação nacional em meio a uma das mais graves crises do país.

Num comunicado emitido na segunda-feira (18) de sua sede em Porto Príncipe, dez bispos denunciaram os homicídios, os acertos de contas e os saques que vêm causando uma profunda crise humanitária. “A situação atual nos enche de dor e preocupação”, disseram. “É um apelo urgente à reflexão e à ação”.

“Este sonho de um país sem violência nos faz levantar a voz para pedir que cessem os atos que buscam reduzir o Haiti a ruínas e cinzas”, disseram.

A Organização Internacional para as Migrações (OIM) informou que entre 8 e 14 de março, um total de 16.947 pessoas deixaram a capital, Porto Príncipe, por causa do aumento dos ataques armados e da insegurança generalizada.

Essas pessoas procuraram refúgio nas províncias, especialmente nos departamentos de Gran Sur, que abrangem Grand'Anse, Nippes, Sul e Sudeste, enfrentando o risco de viajar por rotas controladas por gangues. Segundo o relatório da OIM, a região sul já abriga mais de 116 mil pessoas, a maioria das quais fugiu da capital nos últimos meses.

Somando-se à crise de segurança está a instabilidade política gerada com a renúncia do primeiro-ministro Ariel Henry  na semana passada.

“Encorajamos os esforços de todos os setores e forças vivas da nação para encontrar uma solução para a crise atual e restaurar a paz e a segurança para todos os filhos e filhas da nação haitiana, proporcionando ao país uma forma de governo inclusivo de transição”, pediu a conferência dos bispos.

A conferência episcopal disse que sua missão não lhes permite participar ativamente na política. Por isso, diz o comunicado não nomearam “ninguém para representar a Igreja Católica no Conselho Presidencial ou em qualquer estrutura governamental”.

“Que a Bem-Aventurada Virgem Maria, que invocamos no Haiti sob o título de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, venha em nosso auxílio e que, por sua intercessão, Deus nos alivie e nos livre do mal”, concluiu a conferência episcopal.

Igreja Católica na América Latina e no Caribe pede um “Dia Continental de Oração” pelo Haiti

Sob o lema "Todos com o Haiti", o Conselho Episcopal Latino-Americano e do Caribe (Celam), a Confederação Latino-Americana e do Caribe de Religiosos (CLAR) e a Cáritas América Latina convocaram um "Dia Continental de Oração" pelo Haiti, programado para hoje (22).

Num comunicado conjunto, Celam, CLAR e Cáritas exortaram todas as paróquias, congregações, institutos, organizações e redes eclesiais da América Latina e do Caribe a não permanecerem indiferentes ao sofrimento do povo haitiano.

Foi proposto que durante este dia as práticas quaresmais sejam direcionadas com esta intenção, além de fazer gestos, momentos ou ações comunitárias específicas de cada lugar, como preces na missa, intenções no terço e orações comunitárias.