Ontem (18) aconteceu na Basílica de São Pedro, no Vaticano, a missa fúnebre do cardeal alemão Paul Josef Cordes, que serviu na Santa Sé e foi um importante promotor das Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ). Depois da missa, o papa Francisco celebrou o rito da Ultima Comendatio et Valedictio.

O cardeal Cordes morreu em Roma na sexta-feira (15), aos 89 anos.

Segundo o Vatican News, o cardeal alemão foi “uma figura amada e respeitada especialmente pelos jovens aos quais Cordes dedicou atenção desde os tempos em que fundou o Centro São Lourenço, de onde surgiu a iniciativa de organizar um encontro internacional da juventude em Roma na solenidade do Domingo de Ramos de 1984”, origem da JMJ que começou no pontificado de são João Paulo, também com o apoio do beato cardeal Eduardo Pironio.

Participaram da missa membros do corpo diplomático acreditado junto à Santa Sé, familiares do cardeal Cordes e as quatro leigas da Associação Memores Domini que colaboraram com o cardeal até sua morte.

“Enquanto suas energias diminuíam, ele acolheu a morte com grande serenidade, dando prova de uma espiritualidade genuína”, disse o decano do Colégio Cardinalício, cardeal Re, na sua homilia, acrescentando: “A alma do cardeal Cordes está agora nas mãos de Deus”.

“O cardeal Cordes, nas diversas tarefas que lhe foram confiadas, foi sempre animado por um espírito de fidelidade a Deus, à Igreja e ao Papa”, disse Re.

O Vatican News disse que, no seu testamento espiritual, o cardeal Cordes escreveu: “Um olhar retrospectivo de fé sobre minha história me convence de que ela não foi determinada por acaso ou por minha intervenção... Pude experimentar as palavras do cardeal Dopfner: 'Deus está aqui para mim, está aqui para nós'”.

“Na hora da despedida, gostaria de deixar esta certeza aos meus companheiros de viagem. Resta-me pedir-lhes perdão pelas ofensas e pedir-lhes suas orações para que eu possa alcançar a bem-aventurança eterna na vida trinitária de Deus”, acrescentou Cordes.

O cardeal alemão contou uma vez que estava em dívida com uma freira de clausura conhecida da sua família, a irmã Cándida de Olpe, que durante anos rezou para que ele se tornasse padre, sem que ele soubesse.

Paul Josef Cordes nasceu em 5 de setembro de 1934 em Paderborn, Alemanha. Antes de iniciar os estudos no seminário, preparava-se para ser médico. Foi ordenado sacerdote em 21 de dezembro de 1961.

Na Cúria Vaticana e ao promover o Centro Internacional Juvenil São Lourenço, inaugurado em 1983, o cardeal Cordes ajudou a moldar a ideia da JMJ.

Foi nomeado cardeal diácono no consistório de 24 de novembro de 2007, pelo papa Bento XVI.

Em dezembro de 2016, o cardeal Cordes expressou o seu apoio à consulta (dubbia) apresentada por quatro cardeais ao papa Francisco sobre cinco pontos da exortação apostólica pós-sinodal Amoris laetitia.