“A Semana Santa é um tempo de graça, não nos esqueçamos disso, é um tempo de graça que o Senhor nos dá para abrir as portas dos nossos corações, das nossas paróquias, das nossas fraternidades”, disse o papa Francisco na sua mensagem em vídeo aos organizadores da Semana Santa de Mérida 2024, na Espanha, publicada no sábado (16) pela Santa Sé.

“Abrir' e 'sair' é o que nos é pedido na Semana Santa; abrir o coração e sair ao encontro de Jesus e dos outros, e também para levar a luz e a alegria da nossa fé”, disse o papa.

“Sair sempre! E fazer isso com amor e com a ternura de Deus, com respeito e paciência, sabendo que nós colocamos nossas mãos, nossos pés, nosso coração, mas que é Deus quem nos guia e nos mostra o caminho”, disse.

Semana Santa de 2024 em Mérida

Segundo o papa Francisco, esta celebração é “única no mundo, porque pouquíssimas cidades podem reviver aqueles dias que mudaram a história da humanidade em cenários de mais de 2 mil anos de antiguidade, contemporâneos àqueles em que Cristo sofreu a Paixão”.

“Este ano, quando assistir à oração da via-sacra junto ao Coliseu de Roma, terei presente que também vós a celebrareis no impressionante Anfiteatro Romano de Mérida, que reúne tantos fiéis de todo o mundo”, continuou ele.

Depois de recordar que este ano se celebra em Mérida o Ano Jubilar Eulaliense em honra à menina mártir santa Eulália, “cujo culto fez de Mérida berço do cristianismo hispânico e destino de peregrinações ao longo da história”, o papa exortou as fraternidades a “contribuir para que a Semana Santa deixe uma marca indelével e permanente na vida de todos aqueles que contemplam as Estações da Penitência”.

“Não é um acontecimento de espetáculo, é uma proclamação da nossa salvação, por isso deve deixar marca”, disse.

O site Turismo Mérida recorda que a Semana Santa naquela localidade foi declarada, em 2018, Festa de Interesse Turístico Internacional.

A celebração, continua o site, “tem como referência a procissão solene e a via-sacra com a imagem do Santo Cristo da O nas primeiras horas da Sexta-Feira Santa e que decorre no recinto do Anfiteatro Romano”.

Nesta celebração, nove irmandades fazem as chamadas “Estações de Penitência” desde o Domingo de Ramos até o Domingo de Páscoa.

Uma estação de penitência é a procissão que as fraternidades fazem durante a Semana Santa pelas ruas e na qual é feita uma visita (daí o termo “estação”) a pelo menos uma igreja.