O papa Francisco autorizou a promulgação de novos decretos do Dicastério para as Causas dos Santos do Vaticano, declarando 19 novos beatos e sete novos veneráveis. Entre eles está o padre brasileiro Libério Rodrigues Moreira.

Abaixo, a lista completa divulgada pela Sala de Imprensa da Santa Sé ontem (14):

19 novos beatos

Christophora Klomfass e 14 companheiras

O papa Francisco reconheceu o martírio das servas de Deus Christophora Klomfass e 14 companheiras, da Congregação das Irmãs de Santa Catarina Virgem e Mártir. As freiras, de origem alemã, moravam na Prússia Oriental durante a invasão do Exército Vermelho: todas morreram por ódio à fé entre janeiro e novembro de 1945.

Segundo o Vatican News, site oficial de notícias da Santa Sé, estas mulheres foram “violentadas, torturadas ou mortas por causa da fome, maus-tratos” causados pelos soldados soviéticos. Sofreram atrocidades nos campos de concentração da Rússia, onde os seus torturadores costumavam rasgar e cortas suas vestes religiosas.

Padre Max Josef Metzger

Foi também reconhecido o martírio deste padre diocesano e servo de Deus, nascido em 3 de fevereiro de 1887 em Schofheim, Alemanha, fundador do Instituto Secular Societas Christi Regis.

Segundo o Vatican News, ele não teve medo de falar abertamente contra Adolf Hitler durante a ascensão do nazismo. Preso em 1939 e novamente em 1943, foi condenado à morte e guilhotinado em 17 de abril de 1944 na prisão de Brandemburgo-Görden.

Patriarca Estêvão Douayhy

O papa reconheceu então o milagre atribuído à intercessão do venerável servo de Deus Estêvão Douayhy, patriarca de Antioquia dos Maronitas. Ele se destacou por seu trabalho incansável ajudando os pobres e seu compromisso em promover o diálogo ecumênico entre o Oriente e o Ocidente. Nasceu na cidade de Ehden em 2 de agosto de 1630 e morreu em Kanoubin em 3 de maio de 1704, ambas ficamno Líbano.

Padre José Torres Padilla

Acrescenta-se à lista o milagre atribuído à intercessão do venerável servo de Deus José Torres Padilla, padre diocesano que foi cofundador da Congregação das Irmãs da Companhia da Cruz. Nasceu em 25 de agosto de 1811 em San Sebastián de La Gomera, Espanha, e morreu em 23 de abril de 1878 em Sevilha.

 

Padre Camillo Costa de Beauregard

Também foi reconhecido o milagre atribuído à intercessão do venerável servo de Deus Camillo Costa de Beauregard, padre diocesano conhecido como o “pai dos órfãos” por ter fundado o orfanato Le Bocage em Chambéry. Nasceu em Chambéry, França, em 17 de fevereiro de 1841 e lá morreu em 25 de março de 1910.

Sete novos veneráveis

Arcebispo Geevarghese Thomas Panickaruveetil Mar Ivanios

O primeiro da lista é este servo de Deus e arcebispo de Trivandrum dos siro-malabares, fundador em 1919 das Congregações da Ordem da Imitação de Cristo Bethany Ashram e das Irmãs da Imitação de Cristo Bethany Madhom. Ele foi um pioneiro do ecumenismo na Índia e o primeiro bispo da Igreja Católica Siro-Malankar.

Padre Libério Rodrigues Moreira

Mais em

Foram reconhecidas as virtudes heroicas do servo de Deus Libério Rodrigues Moreira, padre diocesano que deu a vida pelos doentes e pobres. Nasceu em 30 de junho de 1884 em Lagoa Santa (MG) e morreu na cidade de Divinópolis (MG) em 21 de dezembro de 1980.

Antonio Tomicic

Também na lista está este leigo croata da ordem dos Frades Menores Capuchinhos que, nos anos do comunismo, usava sinais religiosos e nunca tirava o hábito. Ele sofreu insultos publicamente e perseverou no Senhor. Nasceu em 23 de março de 1901 em Razbojine, Croácia, e morreu em Rijeka em 25 de novembro de 1981.

Maria Maddalena Frescobaldi Capponi

O papa reconheceu também as virtudes heroicas desta serva de Deus, leiga e mãe de família que fundou a Congregação das Irmãs Passionistas de São Paulo da Cruz. Ela nasceu em 11 de novembro de 1771 em Florença, Itália, e morreu lá em 8 de abril de 1839.

Maria Alfinda Hawthorne

Conhecida como Rosa, esta serva de Deus é uma convertida ao catolicismo que fundou a Congregação das Irmãs Dominicanas de Santa Rosa de Lima. Ela dedicou sua vida a cuidar de pacientes com câncer. Ela nasceu em 20 de maio de 1851 em Lenox, EUA, e morreu em Nova York em 9 de julho de 1926.

Angelina Pirini

Foram também reconhecidas as virtudes heroicas desta aerva de Deus, nascida em 30 de março de 1922 em Celle di Sala, Itália, e lá morreu em 2 de outubro de 1940. É lembrada por ter sido líder leiga da paróquia da Ação Católica de Celle di Sala di Cesenatico, na região de Emilia Romagna.

Elisabetta Jacobucci

Por fim, foram reconhecidas as virtudes heroicas desta serva de Deus conhecida como Ágata, religiosa professa do Instituto das Irmãs Terciárias Franciscanas Alcantarinas que viveu entre os séculos XIX e XX. Nasceu em 23 de julho de 1858 em Trevi, Itália, e morreu em 10 de fevereiro de 1939 em Meta di Sorrento, Itália.