Um grupo de 24 jovens peregrinos católicos vai caminhar milhares de quilômetros pelos EUA nos próximos meses levando Jesus Cristo Sacramentado na Eucaristia pelo campo e pelas ruas das cidades rumo ao Congresso Eucarístico Nacional de 2024.

Coletivamente, os peregrinos vão caminhar mais de 10,4 mil km e percorrer quatro rotas diferentes, começando em lados opostos do país e encontrando-se em Indianápolis, Indiana, para o Congresso Eucarístico Nacional, marcado para 17 a 21 de julho.

Os 24 “Peregrinos Perpétuos”, seis por rota, todos com idades entre 19 e 29 anos, se comprometeram a abrir mão das férias de verão e de enfrentar o sol e a chuva para ajudar a Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unidos (USCCB, na sigla em inglês) a reconsagrar o país a Cristo na Eucaristia. Acompanhados durante todo o percurso por padres, os peregrinos vão percorrer de 16 a 24 quilômetros todos os dias, principalmente a pé, enquanto participam de uma pequena procissão eucarística, começando no fim de semana de Pentecostes, de 17 a 19 de maio.

O processo de candidatura de peregrinos foi aberto em outubro do ano passado e os nomes dos peregrinos foram anunciados na última segunda-feira (11).

A Rota Seton

Amayrani Higueldo Sanchez. National Eucharistic Pilgrimage
Amayrani Higueldo Sanchez. National Eucharistic Pilgrimage

A Rota Seton, que começa em Connecticut e leva o nome da primeira santa nascida nos EUA, santa Elizabeth Ann Seton, vai passar por várias das maiores cidades do país, como Baltimore, sede da mais antiga diocese do país.

Amayrani Higueldo Sanchez, recém-formada na escola de enfermagem da Filadélfia, viveu meses desestruturados depois de sua formatura. Ao mesmo tempo ela diz que, durante sua movimentada experiência na escola de enfermagem, sentiu sempre um impulso para passar mais tempo com Jesus em adoração.

Então, quando surgiu a oportunidade de deixar tudo e passar meses viajando com Jesus Eucarístico por todo o país, ela disse que parecia uma forma providencial de passar mais tempo com Jesus e encorajar outros a fazerem o mesmo.

Higueldo, natural de Acapulco, no México, que vive na região de Filadélfia desde os sete anos, disse estar especialmente ansiosa para levar a eucaristia às principais cidades do leste dos EUA. Ela descreveu um encontro poderoso que teve com a eucaristia durante um retiro na adolescência e expressou a esperança de levar uma experiência semelhante aos participantes ao longo do percurso.

“Lembro-me apenas do olhar penetrante de Nosso Senhor. Simplesmente penetrou todo o meu corpo e toda a minha alma. E eu me lembro de apenas ser, me sentir, vista, amada e redimida pela primeira vez na minha vida”, lembrou ela.

“E realmente mudou toda a trajetória da minha vida, só aquele olhar de Jesus no Santíssimo Sacramento. E realmente, fui restaurada naquele momento e busquei o sacramento da reconciliação logo em seguida. E não tenho sido a mesma desde então. Eu costumava ser tão tímida, então não falava com ninguém. Eu estava mergulhada no pecado. E agora eu penso, você está conversando com as pessoas e fazendo essa peregrinação eucarística, conversando com muitas, muitas pessoas. E realmente, isso realmente mudou minha vida.”

Higueldo, que trabalhou na pastoral de jovens na sua paróquia de origem durante os últimos sete anos, disse estar ansiosa por testemunhar a sua fé na eucaristia em pequenas formas, especialmente quando tiver a oportunidade de falar com os seus colegas de língua espanhola ao longo da rota e em sua cidade natal.

“Sei que o Senhor quer derramar muitas graças nesta peregrinação a tantos. Então, ser capaz de levar isso... aqui em casa, na Filadélfia, para muitas paróquias que conheço, será incrível testemunhar e poder testemunhar - um lugar na primeira fila para as graças que o Senhor quer derramar ”, disse Higueldo.

A Rota Mariana

Matthew Heidenreich. National Eucharistic Pilgrimage
Matthew Heidenreich. National Eucharistic Pilgrimage

Matthew Heidenreich, do Estado de Ohio e estuda no Alabama, vai caminhar pela Rota Mariana do norte, que começa na nascente do rio Mississippi, em Minnesota.

Heidenreich disse à CNA, agência em inglês do grupo EWTN, a que pertence ACI Digital, que sua relação pessoal com Cristo começou numa peregrinação eucarística enquanto participava de uma adoração em um acampamento de verão católico. Foi ali, durante uma hora de adoração na natureza, que ele chegou pela primeira vez a um “lugar de entrega” a Cristo.

Ele disse estar ansioso para ajudar a dar “permissão a outra pessoa para deixar o Senhor fazer a mesma coisa em seu coração, abrindo seu coração para receber o que o Senhor deseja dar tão livremente”.

Mais em

Ele também disse que está entusiasmado por permitir que as suas palavras e ações testemunhem o seu amor pela Eucaristia, com a oportunidade de mostrar a milhares de pessoas ao longo do caminho a importância que a Eucaristia tem.

“Acho que só de ver um grupo de seis a oito jovens que deram tudo durante um verão para seguir a Cristo fala profundamente”, disse Heidenreich.

“Se alguém está disposto a seguir algo, a deixar para trás as coisas que você poderia ter feito, a deixar para trás a segurança e a seguir alguém ou alguma coisa, isso diz algo poderoso.”

Kai Weiss. National Eucharistic Pilgrimage
Kai Weiss. National Eucharistic Pilgrimage

Kai Weiss, um alemão de 27 anos que faz pós-graduação em Washington, DC, disse que a ideia de se tornar um peregrino perpétuo “parecia ideal desde o início”. Ele disse à CNA que a experiência combinaria o seu amor pela Eucaristia com o seu amor pelas caminhadas e pelas viagens.

“Estou realmente ansioso para saber que tipo de surpresas o próprio Jesus tem reservado”, disse o peregrino da Rota Mariana .

Vindo de uma região da Alemanha conhecida pelas suas procissões eucarísticas, Weiss disse que lhe dá alegria ver o conceito ganhar mais força nos EUA, “onde penso ser muito mais necessário”.

Ele disse que também adora a ideia de pessoas de todo o país se unirem - durante um ano eleitoral conflituoso marcado por divisões - para professarem um amor partilhado por Jesus, presente na Eucaristia, como um “momento unificador que pode trazer cura ao país".

“Jesus sacramentado – ele espera por todos nós, independentemente do partido em que votamos, de onde viemos”, observou ele.

Rota Junípero Serra

Jaella Mac Au. National Eucharistic Pilgrimage
Jaella Mac Au. National Eucharistic Pilgrimage

A mais longa das quatro rotas leva o nome de são Junípero Serra, que fundou várias missões católicas na atual Califórnia. Ela vai começar com uma procissão pela ponte Golden Gate em São Francisco e fará com que os peregrinos atravessem as Montanhas Rochosas e as Grandes Planícies.

Jaella Mac Au, natural da Geórgia e estudante de graduação, fará esse percurso. Mac Au disse que tinha planejado procurar um trabalho missionário católico depois da sua formatura, mas, quando surgiu a oportunidade de fazer esta peregrinação e Deus parecia estar a chamá-la, ela acelerou seus planos. Em última análise, disse ela, embarcar nesta jornada de dois meses significou adiar um estágio importante.

Apesar do sacrifício envolvido, Mac Au disse que ao longo do processo de discernimento para se tornar uma peregrina, ela encontrou “segurança na insegurança” – sem saber exatamente o que o seu futuro reserva, mas confiando que Deus está no controle.

Mac Au pediu orações para si e para os seus companheiros peregrinos para que confiassem no amor e na graça de Deus durante toda a desafiadora experiência de peregrinação e não apenas nas suas próprias capacidades. Ela disse que vê a peregrinação como uma experiência transformadora que se alinha com o seu desejo de servir como missionária.

“É sobre a jornada, não sobre o destino, o que parece tão bobo, mas acho que se apenas condensarmos, é disso que se trata”, disse ela.

“Através de Jesus na Eucaristia, é um lembrete tangível de que o Senhor deseja nos amar de uma forma muito humana... ele realmente deseja continuar buscando a humanidade e encontrá-la exatamente onde ela está”, disse ela.

A Rota Juan Diego

Charlie McCullough. National Eucharistic Pilgrimage
Charlie McCullough. National Eucharistic Pilgrimage

Charlie McCullough, de 22 anos, vai percorrer a rota Juan Diego, nome do vidente de Nossa Senhora de Guadalupe, que começa em Brownsville, no Texas, na fronteira entre os EUA e o México.

No último ano da faculdade, prestes a terminar seu último semestre na Texas A&M University, McCullough disse à CNA que teve um encontro pessoal com Cristo depois de receber a eucaristia na missa de quarta-feira à noite em seu primeiro ano na faculdade.

“Lembro-me muito vividamente do local da igreja onde me ajoelhei e rezei, e algo foi completamente diferente daquele momento em diante”, explicou ele. “Percebi naquele momento que havia um lugar dentro de mim onde o Senhor descansava e era Sua casa. Isso foi mais profundo do que qualquer outra coisa que já experimentei no mundo.”

“A partir daquele momento, voltei à missa diária e voltei à capela de adoração. E só a partir daí começou esta relação de amor profundo com Jesus Cristo, tudo porque percebi que Ele já vivia em mim e estava começando a conhecê-lo por causa do dom da eucaristia”.

McCullough disse estar aberto a que Deus altere radicalmente o curso de sua vida durante a peregrinação. Embora esteja se preparando para embarcar em uma viagem que atravessa o país, única na vida, ele disse que está mais ansioso para poder ajudar as pessoas a encontrarem aquelas pequenas e “aparentemente insignificantes” interações com Cristo na eucaristia que “mudam tudo radicalmente”.

“Minha esperança para a peregrinação é que cada pessoa que encontramos tenha algo dentro de si que a faça questionar: 'Por que me sinto diferente ao ser encontrado por esta procissão? … E se esse for verdadeiramente o corpo e o sangue de Jesus Cristo?' ”, disse.

“Tenho plena confiança de que Jesus Cristo está verdadeiramente presente, corpo, sangue, alma e divindade na eucaristia e se a peregrinação simplesmente suscita perguntas nos corações daqueles que encontramos, sei que essas perguntas serão respondidas com a verdade”.

Shayla Elm. National Eucharistic Pilgrimage
Shayla Elm. National Eucharistic Pilgrimage

Juntando-se a McCollough na Rota Juan Diego está Shayla Elm, uma Dakota do Norte que trabalha para o Christ in the City (Cristo na Cidade, em inglês), um ministério católico para os sem-teto em Denver, no Colorado.

Elm disse que apesar de ser católica desde sempre, ela já se beneficiou muito nos últimos meses da formação católica que os peregrinos receberam para prepará-los para a peregrinação. Os peregrinos receberam sessões semanais de formação pela plataforma online Zoom e fizeram retiros juntos em fevereiro.

“Todos viemos de lugares diferentes, todos temos dons diferentes, e acho muito emocionante poder caminhar com outros jovens que clamam pelo Senhor”, disse ela.

Elm enfatizou o papel central da eucaristia na sua jornada de fé, destacando como ela sempre foi um aspecto central da sua vida e como ela acredita que a sua vocação está profundamente ligada à eucaristia.

“Há algum tempo que sei que onde quer que a minha vida vá, qualquer que seja o meu caminho, vocacionalmente, aonde quer que eu vá, a eucaristia estará no centro, ponto final”, explicou ela.