Os bispos mexicanos expressaram sua satisfação pelo encontro que ontem tiveram com o Patriarca de Constantinopla Bartolomeu I, de visita no país, e consideraram que permitirá consolidar a unidade dos cristãos no México.

O líder ortodoxo se reuniu por quase uma hora com 20 bispos liderados pelo Presidente da Conferência Episcopal Mexicana, Dom José Guadalupe Martín Rábago, e o Núncio Apostólico no país, Dom Giuseppe Bertello.

Depois do encontro, o Secretário Geral da CEM, Dom Carlos Aguiar Retes, assinalou que a reunião foi muito emotiva e histórica "porque permite aos bispos do México ter uma consciência maior sobre os trabalhos de unidade que se vieram realizando, as mesmas dificuldades pelas quais atravessaram".

Segundo o Bispo, com "a atitude tão positiva" do Patriarca se estima que "existe também pelo lado da igreja ortodoxa possamos vigiar passos firmes para a unidade das duas Igrejas".

Dom. Aguiar destacou "a forma tão clara, tão direta com que o Patriarca fez uma relação sobre a necessidade da unidade da Igreja".

"Este encontro nos dá uma sensação, uma percepção espontânea de sua importância e acredito que ficamos muito satisfeitos, muito contentes", acrescentou.