O papa Francisco “fará uma visita particular” na próxima Quinta-feira Santa à Penitenciária Feminina de Rebibbia, na cidade de Roma, para celebrar a Missa da Ceia do Senhor, informou a Sala de Imprensa da Santa Sé.

Na visita, o papa se reunirá com funcionários do centro penitenciário e com as detentas, segundo um breve comunicado oficial. O papa já visitou essa penitenciária em 2015.

Já é tradição durante o pontificado do papa Francisco que ele vá todas as Quintas-feiras Santas a algum lugar onde possa encontrar-se com prisioneiros, refugiados, doentes ou desamparados de qualquer forma.

Alguns deles são escolhidos para que o papa lave os seus pés como o Senhor fez na Última Ceia com os apóstolos.

O seu primeiro destino em 2013 foi uma prisão juvenil, o Casal del Marmo. Depois, entre outras, foi à Fundação Don Carlo Gnocchi que cuida de pessoas com deficiência e transtornos mentais, um centro para solicitantes de asilo em Castelnuovo di Porto, a prisão de Paliano, a chamada Regina Coeli e a que fica em Velleteri.

Durante os anos de 2020 e 2021, por causa das restrições impostas para diminuir o contágio de covid-19, o papa celebrou a Missa da Ceia do Senhor na Basílica de São Pedro, sem o rito do lava-pés.