Um estudo abrangente feito na Finlândia mostrou que dar medicamentos ou fazer cirurgias de transição de gênero para adolescentes não resolve os problemas de saúde mental subjacentes à dificuldade com a identidade de gênero.

O estudo contesta a afirmação repetida por legisladores e ativistas de que os medicamentos que bloqueiam a puberdade e os procedimentos cirúrgicos de “transição de gênero” são “remédios que salvam vidas”. A pesquisa não encontrou nenhuma redução estatisticamente significativa na taxa de suicídios entre adolescentes que receberam “redesignação médica de gênero” por meio de intervenções hormonais ou cirúrgicas.

“[A investigação] não apoia as alegações de que [a redesignação de gênero] é necessária para prevenir o suicídio”, escreveram os investigadores no estudo. “[A redesignação de gênero] também não demonstrou reduzir nem mesmo a ideação suicida, e a ideação suicida não é igual ao risco real de suicídio”.

O estudo analisou as taxas de mortalidade, incluindo as taxas de suicídio, de finlandeses com menos de 23 anos que procuraram ajuda psiquiátrica por questões de identidade de gênero entre os anos de 1996 e 2019. Os investigadores publicaram o estudo na revista médica britânica BMJ Mental Health.

Segundo os pesquisadores, o suicídio foi raro entre adolescentes que buscaram ajuda psiquiátrica no período analisado pelo estudo, independentemente de terem recebido medicamentos ou cirurgias.

Embora os adolescentes que tenham dificuldades com identidade de gênero tenham tido taxas de suicídio mais elevadas do que a população em geral, esta discrepância parece estar enraizada em problemas de saúde psicológicos subjacentes mais profundos que os jovens enfrentavam, e não na falta de acesso a medicamentos ou cirurgias para transgêneros.

O estudo observou que os adolescentes que têm dificuldades com a sua identidade de gênero têm normalmente outros problemas de saúde psicológicos.

“As morbidades psiquiátricas também são comuns nesta população”, argumenta o estudo. “Portanto, o risco de suicídio relacionado à identidade transgênero e/ou [disforia de gênero] em si pode ter sido superestimado.”

Os pesquisadores destacaram que os indivíduos estudados eram jovens e provavelmente necessitam de períodos de acompanhamento de várias décadas para aprender mais. Eles observaram ainda que o aumento de adolescentes que procuram drogas e cirurgias para transgêneros ocorreu principalmente na última década.

O presidente do American College of Pediatricians (ACPeds), Michael Artigues, disse à CNA, agência em inglês do grupo EWTN, que o estudo finlandês confirma os resultados de uma revisão recente de 60 estudos publicados pela ACPeds, que descobriu que “qualquer aumento no suicídio nesta população foi não com base na falta dessa intervenção, mas com base em comorbidades, como a depressão.”

“Isso enfatiza a necessidade de tratar agressivamente os transtornos mentais subjacentes, bem como de abordar experiências adversas na infância, em vez de enviar as crianças para o caminho de intervenções transgênero que muitas vezes levam ao uso de drogas bloqueadoras da puberdade, hormônios sexuais cruzados ou cirurgias que destroem partes saudáveis ​​do corpo”, disse Artigues.

O estudo é publicado num momento em que legisladores dos países ocidentais, incluindo os EUA, debatem se crianças que se identificam como sendo do sexo oposto devem ter acesso a medicamentos bloqueadores da puberdade, terapia hormonal transgênero e “mudanças de sexo” por cirurgia. Os apoiadores afirmam frequentemente que o acesso a tais medicamentos e procedimentos cirúrgicos evita o suicídio. Os opositores frequentemente rejeitam essa caracterização e alertam contra procedimentos irreversíveis de mudança de vida de menores, dos quais eles podem acabar se arrependendo.

Em alguns países europeus, como a Finlândia e o Reino Unido, apenas os adultos podem fazer cirurgias de “mudança de sexo”. Na Suécia e nos Países Baixos, os menores não podem ser submetidos a cirurgias genitais, mas os adolescentes podem ser submetidos a cirurgias torácicas quando atingirem os 16 anos de idade. Menos de metade dos estados americanos proíbem cirurgias transgênero para menores de idade – mas o número de estados que proíbem tais procedimentos aumentou substancialmente nos últimos anos.

A diretora do Projeto Pessoa e Identidade do grupo de defesa legal conservador Ethics and Public Policy Center, Mary Rice Hasson, disse à CNA que o estudo finlandês é “extremamente importante” porque é o “primeiro estudo confiável e em grande escala usando controles correspondentes e um acompanhamento significativo” do tempo de acompanhamento (seis anos), para avaliar o risco de suicídio de jovens com disforia de gênero.”

“Ao contrário das afirmações de que os jovens com disforia de gênero (identidade ou sofrimento relacionado com o corpo) têm maior probabilidade de [morrer por] suicídio e que as intervenções de 'transição de gênero' vão prevenir o suicídio, este estudo prova que problemas psiquiátricos preexistentes explicam as taxas de suicídio de esses jovens – e que, na verdade, a taxa de suicídio é muito menor do que normalmente é relatado”, disse Hasson.

“Esta é uma boa notícia e aponta o caminho para um tratamento mais eficaz para os jovens com 'disforia de gênero' e confirma a direção já tomada por vários países europeus”, acrescentou. “Eles estão proporcionando psicoterapia a jovens com disforia de gênero e abordando questões psiquiátricas subjacentes, em vez de tentar curar suas feridas internas por meio de cirurgia ou hormônios”.

O diretor do Centro DeVos para a Vida, Religião e Família da organização conservadora americana Heritage Foundation, Jay Richards, disse à CNA que a afirmação de que estes medicamentos e procedimentos previnem o suicídio “é provavelmente o principal mito das pessoas que defendem esta abordagem”.

Richards alertou que os defensores de procedimentos de “transição de gênero” para crianças utilizarão frequentemente esta afirmação como uma forma de “chantagem emocional” contra os pais que estão hesitantes em facilitar uma mudança de sexo para os seus filhos. Ele sugeriu que os pais adotassem “uma abordagem de espera vigilante” em vez de “uma abordagem hipermedicalizada”, observando que a maioria das crianças vai aceitar o seu corpo sexuado se passarem pela puberdade natural.