Em entrevista à EWTN News em 11 de fevereiro, o psicólogo e escritor Jordan Peterson contou sua perspectiva sobre a recuperação “milagrosa” de sua mulher do câncer e sua visão sobre a adesão dela à fé católica.

Peterson contou que ao saber do diagnóstico de sua mulher Tammy, o casal procurou opções de tratamento em vários hospitais da América do Norte. Para onde quer que fossem, disse, eram informados de que os tratamentos disponíveis “não tinham vidência de sucesso” e que a taxa de sobrevivência em um ano para o câncer que afligia Tammy “era zero”.

Mas, como Tammy Peterson também disse à EWTN News em outra entrevista, ela finalmente se recuperou totalmente do câncer e, no processo, se conectou com a fé católica de um amigo próximo e de sua avó.

Peterson, conhecido por suas palestras sobre a Bíblia, observou que os Evangelhos contêm numerosos relatos de curas milagrosas.

“E para qualquer pessoa que tenha um pensamento convencionalmente científico, essas histórias são difíceis de entender”, disse.

Sobre sua formação científica, Peterson disse que não é um “materialista reducionista”. “Acho que veríamos o que é milagroso constantemente se não fôssemos cegos”, observou.

Peterson disse que a nova fé da sua mulher fortaleceu a sua capacidade de anunciar a sua “luz” de uma forma que ela não tinha feito anteriormente.

“Ela está falando publicamente, o que ela não teria feito antes”, disse. Ela também “recuperou aquele estado de infância (espiritual) que Cristo associa ao reino”, observou Peterson.

“E isso é algo notável de se ver, porque eu também a conheci quando criança, e então posso realmente ver isso ressurgir”, continuou. “E esse é realmente um milagre.”

A fé de Jordan Peterson

A relação de Peterson com a fé cristã e católica não é tão clara como a da sua mulher, que deverá ser recebida em plena comunhão com a Igreja Católica nesta Páscoa.

Embora ele tenha dito no passado que o catolicismo “é tão sensato quanto as pessoas podem ser”, respondendo ao jornalista da EWTN News, Colm Flynn, se ele sente uma atração pelo catolicismo, Peterson optou por dizer que tem uma “apreciação” pelo catolicismo.

“Há muitas coisas nas quais a fé católica acertou”, disse ele a Flynn.

“Em algum momento, toda questão se transforma em mistério, e é aí que a fé deve estar”, disse. “A fé é necessária em parte porque você não sabe tudo.”

Embora Peterson tenha dito que não está na mesma jornada de fé católica que a sua mulher, ele enfatizou que a “proposição original” do convite de Cristo para “tomar a sua cruz e seguir-me” é “obviamente” correta.

“Cristo enfrentou e triunfou sobre a morte e o inferno, e você pode dizer, bem, por que isso é relevante?”, disse. “E a resposta é: porque é isso que você precisa fazer.”

Peterson disse que é importante que a Igreja permaneça focada nessa proposta original.

“Se é tudo guitarra e hippies, quem se importa?”, disse Peterson ao enfatizar que a Igreja não deveria tentar “ser mais relevante” assumindo outras causas, como a crise climática.

“Supõe-se que é um convite para a grande aventura da vida”, disse ele sobre a fé cristã. “Qual é a grande aventura da vida? Pegue sua cruz e siga-me. Bem, o que é mais relevante do que isso?”.

Em suma, concluiu Peterson, “cada um tem o seu próprio caminho”.

Mais em

“Tammy está no dela; eu estou no meu”, disse.