Março é considerado o mês de são José, pois no dia 19 a Igreja celebra a sua solenidade. São Francisco de Sales escreveu uma oração a este grande patriarca para lhe pedir que nos ajude a resolver os nossos problemas e necessidades.

São Francisco de Sales, doutor da Igreja, foi um grande propagador da devoção a são José. Segundo o livro Um Ano com São Francisco de Sales, que reúne trechos de seus escritos, este santo manifestou a sua admiração pelo pai adotivo de Jesus, dizendo que ele sempre foi “o mesmo” apesar das dificuldades.

“Sempre doce, calmo e perseverante na sua submissão ao beneplácito de Deus, ao qual a sua conduta se conforma plenamente; porque, sendo justo, a sua vontade sempre foi ajustada, unida e conforme a de Deus”, diz o texto.

São Francisco de Sales diz que são José era conhecido como um pobre carpinteiro, que muito provavelmente não conseguia cobrir todas as necessidades com o seu trabalho, mas “se esforçava com um carinho sem igual para o sustento da sua pequena família”.

Segundo o santo doutor da Igreja, o esposo de Maria “submeteu-se humildemente à vontade de Deus e continuou na sua pobreza, nunca se deixando vencer nem abater pelo desânimo interior”.

São Francisco de Sales compôs uma oração ao pai adotivo do Senhor, que está reunida em um pequeno livro de Orações a São José e que está disponível no site da diocese de Roma, a diocese do papa .

Nesta oração, o santo bispo pede a são José a sua proteção para nos ajudar a resolver as nossas preocupações e necessidades, buscando sempre a glória de Deus e o nosso próprio bem. Abaixo, a oração;

Glorioso São José, Esposo de Maria, concedei-nos a vossa proteção paterna, nós vos suplicamos pelo coração de Jesus Cristo. Vós, cujo poder se estende a todas as necessidades, sabendo tornar possíveis as coisas impossíveis, volvei o vosso olhar de pai sobre os interesses dos vossos filhos.

Nas dificuldades e tristezas que nos afligem, recorremos a vós, com toda a confiança. Dignai-vos tomar sob o vosso poderoso amparo este assunto importante e difícil, causa das nossas preocupações. Fazei que o seu êxito sirva para a Glória de Deus e bem dos vossos dedicados servos. Assim seja.