O centro de aborto Oriéntame, perto de Teusaquillo de Bogotá, foi um dos dois lugares onde muitas pessoas apareceram no sábado (24) para rezar o terço e pedir a Deus que ponha fim à prática que mata crianças não nascidas na Colômbia.

Foi uma iniciativa que também aconteceu em Bucaramanga, Cali, Cartagena, Cúcuta e Medellín, e foi convocada por Rosario de los Hombres (Terço dos Homens), Provida Latam, Radio Maria, Tren de la Vida (Trem da Vida), entre outras organizações.

Falando à ACI Prensa, agência em espanhol do grupo ACI, David Pérez, um dos coordenadores do Terço dos Homens na Colômbia, disse que o objetivo era “fazer uma manifestação pública contra três decisões da Corte Constitucional”.

Na convocação, os organizadores referem-se às decisões C-294 de 2019 “que permite a utilização de tecidos de bebês abortados por clínicas que lucram com o negócio da morte”; C-055 de 2022, que liberalizou o aborto às 24 semanas de gestação e até nove meses segundo as três causas estabelecidas em 2006.

Também citaram a decisão SU-096 de 2018. “Marchamos em defesa dos bebês com deficiência que são discriminados injustamente e submetidos à eugenia por causa de sua deficiência”, diz a convocação.

David Pérez disse que participaram em Bogotá cerca de 200 pessoas, que começaram a rezar a oração mariana em frente ao “centro de aborto Profamilia”. Depois “fomos a outro centro de aborto chamado Oriéntame, onde terminamos de rezar o Santo Rosário”, disse.

Participaram da manifestação pró-vida leigos, freiras e padres, como o padre Sebastián Sánchez, que “fez uma série de orações e exorcismos, pedindo pelas crianças abortadas, massacradas nestes centros de morte”.

A marcha terminou na Praça de Bolívar, no centro de Bogotá, onde os líderes das organizações responsáveis fizeram discursos em favor da defesa da vida.