Bispos espanhóis manifestaram condolências pelas quatro vítimas fatais de um incêndio ocorrido na tarde de ontem (22) num edifício em Valência.

O edifício de 14 andares no centro da cidade que começou arder na tarde de ontem (22). O revestimento de poliuretano da fachada e o vento forte aumentaram as chamas.

Além dos mortos, o incêndio deixou ao menos 15 feridos. Outras 14 pessoas estão desaparecidas, incluindo um casal com um bebê recém-nascido e um filho mais velho. Cerca de 500 pessoas conseguiram escapar do edifício.

Na manhã de hoje (23), na Espanha, os bombeiros não conseguiram entrar no prédio para verificar os 138 apartamentos, um por um.

O arcebispo de Barcelona, ​​cardeal Juan José Omella, presidente da Conferência Episcopal Espanhola, disse que “as imagens do edifício completamente queimado em Valência enchem os nossos corações de dor”. Dom Omella enviou uma “saudação fraterna” ao arcebispo de Valência, dom Enrique Benavent, e condolências às famílias afetadas.

O bispo de Cartagena, dom José Manuel Lorca, se disse “unido na oração pelas vítimas, desaparecidas e afetadas pelo incêndio” e agradeceu “o trabalho heroico dos bombeiros, policiais e servidores públicos”.

“Que o Senhor tenha misericórdia de nós”, disse Lorca.

O bispo de Vitória, dom Juan Carlos Elizalde, publicou uma mensagem de “dor e tristeza pelo terrível incêndio em Valência e pede orações pelos mortos, desaparecidos e pelos vizinhos que morreram, ficaram desabrigados”.

Dom Elizalde também agradeceu o trabalho dos bombeiros e profissionais de saúde e desejou que “dias como este mostrem o melhor de nós”.

Comitê de emergência

Ao saber sobre o incêndio, a arquidiocese de Valência organizou um comitê de emergência. Segundo um comunicado, “o vigário episcopal, padre Emilio Hernández, compareceu ao local da tragédia e mobilizou todos os párocos da região, dirigindo-se ao hospital de campanha para oferecer todo tipo de ajuda, material e acompanhamento às vítimas e a suas famílias diante da tragédia do incêndio em Campanar".

O arcebispo também pediu “a mobilização de todos os párocos e padres” da jurisdição correspondente ao local da tragédia, composta por oito paróquias.

A Igreja em Valência aderiu ao luto oficial decretado pelas autoridades civis e oferece todas as missas pelas vítimas da tragédia a partir hoje (23).