O padre Kieran Harrington renunciou ao cargo de diretor nacional das Pontifícias Obras Missionárias (POM) nos EUA porque a diocese de Brooklyn encontrou “evidências suficientes” de “conduta inadequada com uma adulta”.

O Comitê de Acusações de Adultos (AAC) da diocese de Brooklyn investigou Harrington por causa de uma denúncia de “conduta inadequada” recebida em 6 de março de 2023. O comitê encontrou “evidências suficientes” para fundamentar a denúncia, mas não revelou detalhes.

Num comunicado enviado à CNA, agência em inglês da EWTN, grupo a que pertence ACI Digital, o padre Harrington admitiu que teve um encontro “inadequado” com uma mulher, no qual quebrou a sua “promessa de celibato”. O encontro teria sido consensual.

“Infelizmente, há mais de uma década e antes da minha nomeação para este cargo, tive apenas um encontro inadequado e consensual com uma mulher adulta que eu admirava profundamente”, disse o padre. “Eu errei ao fazer isso”.

Padre Harrington acrescentou que “não é objeto de nenhuma denúncia ou processo civil” e que “o fato veio à tona durante um processo eclesiástico não relacionado a mim”. Ele acrescentou que “cooperou e foi sincero sobre os acontecimentos” durante a investigação.

A diocese de Brooklyn disse à CNA que “o comitê não tomou uma decisão sobre a questão do consentimento”.

“O comitê concluiu que seu comportamento violou o código de conduta e que ele deveria saber disso”, disse o comunicado diocesano.

Desde abril de 2021, o padre Harrington ocupava o cargo de diretor nacional das POM nos EUA. Ele também ocupava o cargo de vigário das comunicações na diocese de Brooklyn desde 2006.

“Valorizei os meus 22 anos no sacerdócio, tanto no Brooklyn quanto no serviço ao Santo Padre e à Igreja”, disse Harrington. “Foi meu maior privilégio servir na minha paróquia e nas missões, acompanhando a Igreja em lugares onde ela ainda é jovem, muitas vezes pobre e frequentemente perseguida”.

Ele pediu desculpas aos “colegas, amigos e fiéis” e pediu suas orações. Acrescentou que espera que este incidente não distraia o trabalho das POM, que considera “mais vital do que nunca”.

Um porta-voz das POM nos EUA aceitou a renúncia do padre Harrington e agradeceu-lhe pelo seu serviço.

“A renúncia do monsenhor Harrington está relacionada com um problema que ocorreu há mais de uma década, antes de ele entrar para as POM. Agradecemos ao monsenhor Harrington pelo seu serviço e dedicação à missão da Igreja. Sob o seu mandato, as POM tomaram medidas específicas para aumentar os níveis de transparência, responsabilização e supervisão”, diz a mensagem.

O conselho de administração das POM nomeou o padre Anthony Andreass como diretor nacional interino.