O governo da Turquia planeja converter a Igreja de São Salvador, em Istambul, em mesquita, depois de 79 em que ela foi um museu, como aconteceu em 2020 com Hagia Sofia, segundo a agência Fides, serviço noticioso das Pontifícias Obras Missionárias.

A Igreja de São Salvador, também conhecida como Igreja de Cora, é um dos mais importantes monumentos bizantinos, com muitos ícones e afrescos únicos.

 

Decoração interior da Igreja de São Salvador em Istambul. Domínio público.
Decoração interior da Igreja de São Salvador em Istambul. Domínio público.

A mídia turca, especialmente o jornal islâmico Yeni Şafak, informou inicialmente que a mesquita reabriria para orações islâmicas em 23 de fevereiro de 2023. No entanto, a Direção Geral de Instituições Turcas do Ministério da Cultura e Turismo do governo negou a informação, alegando que a data de abertura ainda não tinha sido anunciada.  

O projeto de conversão de museu em mesquita começou em 2020 e estava previsto para ser concluído em outubro daquele ano, mas as obras de restauração atrasaram-no. Segundo a mídia turca, os trabalhos de adaptação da chamada "Mesquita Kariye" foram concluídos.

Localizada a nordeste do centro histórico de Istambul, perto do Portão Bizantino de Adrianópolis, a Igreja de São Salvador foi construída no século XII e restaurada no início do século XIV. Depois da conquista de Constantinopla, os otomanos mantiveram o edifício como estava até a sua conversão em mesquita em 1511. Nessa altura, os magníficos afrescos e ícones foram completamente cobertos.

No final da Segunda Guerra Mundial, arqueólogos e historiadores descobriram as obras-primas que ficaram muito tempo escondidas nas paredes. Em 1945, o edifício foi convertido em museu e as práticas religiosas foram proibidas no seu interior.

No entanto, em agosto de 2020, o presidente turco Recep Tayyip Erdoğan reverteu a decisão de 1958 que criou o museu, abrindo caminho para voltar a ser um local de culto islâmico.