O padre Domingo Pinto foi preso na Índia com um grupo de cristãos protestantes soba acusação de tentar converter hindus ao cristianismo.

Onze dos 28 Estados da Índia conversões adotaram leis que tornam crime as conversões forçadas. Elas têm sido utilizadas para impedir a prática da fé cristã.

A AsiaNews noticiou que o padre Pinto foi preso no dia 6 de fevereiro depois de ceder um espaço para um grupo protestante organizar momentos de oração no centro pastoral da diocese de Lucknow, no estado de Uttar Pradesh.

Durante uma reunião feita pelo grupo no dia 5 de fevereiro, um grupo de hindus tentou atacar as mulheres presentes. Depois, esses hindis procuraram a polícia alegando que na reunião estavam ocorrendo conversões forçadas de hindus.

“Os fundamentalistas hindus invadiram o centro e insistiram na prisão do padre na delegacia de polícia junto com os pastores, enquanto outros fundamentalistas até ameaçaram o convento e as freiras próximas”, disse à CNA, agência em inglês da EWTN News, o bispo de Bareily, dom Ignacio D'Souza.

Ele pediu para rezar por “todos aqueles que estão lidando com esse delicado caso”, para que “sejam iluminados pelo Espírito Santo e para que os nossos irmãos possam ser libertados em breve”.

O bispo de Lucknow, dom Gerald Mathais, disse à AsiaNews que chamar a reunião de oração de “conversão forçada” é “totalmente falso”. Ele também descreveu a prisão como “um uso indevido grosseiro da draconiana lei anticonversão no Estado”.

O Fórum Cristão Unido (UCF, na sigla em inglês), que monitora a violência anticristã no país, em seu relatório datado de 8 de dezembro de 2023, observou que dos 687 incidentes de violência contra cristãos em 334 dias em 2023, 531 incidentes ocorreram em quatro estados, e 287 ocorreram em Uttar Pradesh, que é controlado pelo partido nacionalista hindu Bharatiya Janata (BJP) do primeiro-ministro Narendra Modi.

A população da Índia é 79,8% hindu, 14,2% muçulmana e 2,3% cristã. No estado de Uttar Pradesh, o estado mais populoso da Índia, com 230 milhões de habitantes, apenas 0,18% são cristãos.