Centenas de milhares de católicos na Índia pedem ao governo que melhore as condições de vida no país.

O Congresso Católico Siro-Malabar (SMCC), uma organização leiga da diocese de Chicago, nos EUA, apresentou a petição no final de janeiro ao ministro-chefe do estado de Kerala, Pinarayi Vijayan, depois de uma campanha de assinaturas destinada a abordar o que o grupo descreveu como uma “crise sem precedentes” que a comunidade cristã enfrenta.

Vijayan “estava muito preocupado e garantiu considerar nossas exigências”, disse recentemente o presidente do SMCC, Biju Parayannilam, ao UCA News.

“As pessoas comuns estão lutando para ganhar a vida e queremos que o governo concentre a atenção nos seus problemas”, disse o padre Philip Kaviyil, diretor do comitê global do SMCC, ao meio de comunicação.

Entre as exigências apresentadas ao governo está a de receber a aposentadoria no tempo certo. Os cidadãos idosos do estado recebem do governo o equivalente a cerca de 20 dólares por mês, mas “não o recebem a tempo, o que torna as suas vidas miseráveis”, disse o padre.

Os agricultores também estão lutando para sobreviver enquanto lidam com ataques de animais selvagens.

Parayannilam disse que os ativistas estão “esperançosos de que o governo faça algum anúncio positivo sobre as exigências na atual sessão orçamentária da assembleia estadual”.

Vatican News, serviço de comunicação da Santa Sé, relata que os cristãos representam cerca de 20% da população local em Kerala, e que a comunidade cristã de lá tem suas raízes antigas em são Tomé, o apóstolo.

A Igreja Siro-Malabar é uma das 23 Igrejas Católicas Orientais autônomas em plena comunhão com Roma. Com sede em Kerala, tem mais de 4 milhões de membros em todo o mundo, tornando-se a segunda maior igreja católica oriental, depois da Igreja Greco-Católica Ucraniana.