O padre Eduardo Hayen Cuarón, diretor do jornal Presencia da diocese de Ciudad Juárez, no México, responde à pergunta sobre se todas as religiões são iguais, boas e verdadeiras.

Na sua conta na rede social X, o padre respondeu à seguinte pergunta: “Sou uma pessoa de mente aberta e acredito que todas as religiões são iguais; todas são como rios que correm para o mar de um lado ou de outro. Desde que as religiões levem o homem a fazer o bem, qualquer religião é boa e verdadeira, não é mesmo?”

Na sua resposta de domingo (4), o padre Hayen comenta que “é bom ter a mente aberta para tentar perceber tudo de bom que existe nas religiões. Sem dúvida, os muçulmanos são muito dedicados na oração e no jejum; os budistas também mortificam o corpo e as testemunhas de Jeová são tenazes em vender suas revistas batendo de porta em porta.”

 

“Mas julgar uma religião por alguns elementos bons que ela possa ter não é um critério válido para dizer que é a verdadeira religião. Nem todas as religiões são verdadeiras. Não”, disse o padre.

Segundo Cuarón, “se afirmamos que só existe um Deus, então a verdade divina é uma só e, portanto, uma religião é a verdadeira. Portanto, tome cuidado para não ter a mente tão aberta, tão aberta que acabe ficando em uma confusão espiritual assustadora. Chesterton dizia que “ter a mente aberta é como ter a boca aberta: não é um fim, mas um meio. E o fim – dizia ele – é fechar a boca sobre algo sólido'”.

O padre também disse que em algum momento da sua vida também acreditou “na história de que qualquer religião leva a Deus e que, portanto, não devemos preocupar-nos em encontrar a verdadeira”.

“Muitas religiões ensinam coisas contrárias às de outras religiões, por isso nem todas são verdadeiras. Não se confunda. Se existe apenas um Deus, apenas uma religião é a verdadeira”, continuou ele.

Concluindo, o padre Hayen disse que “viver sempre com a mente aberta pode ser um problema para encontrar algo sólido sobre o qual basear a sua vida. Espero que sua busca seja sincera, pois quando se trata de discernir qual é a verdadeira religião, é preciso ir o mais fundo possível. Se você a encontrar, sua vida terá acertado em cheio”.

Qual é a verdadeira religião?

O Catecismo da Igreja Católica (CIC) reconhece o direito de cada pessoa à liberdade religiosa e diz que é dever dos cristãos despertar em cada pessoa o amor à verdade e ao bem.

O número 2.105 do catecismo diz que “o dever de prestar a Deus um culto autêntico diz respeito ao homem individual e socialmente. Esta é ‘a doutrina católica tradicional sobre o dever moral que os homens e as sociedades têm para com a verdadeira religião e a única Igreja de Cristo’"

“É dever social dos cristãos respeitar e despertar em cada homem o amor da verdade e do bem. Esse dever exige que tornem conhecido o culto da única verdadeira religião que subsiste na Igreja católica e apostólica”, continua o CIC.

“Os cristãos são chamados a ser a luz do mundo (28). A Igreja manifesta assim a realeza de Cristo sobre toda a criação, e em particular sobre as sociedades humanas”, diz.