Quatro mil universitários participam da “Missão País” 2024 em Portugal, que este ano conta com 69 missões em todo o país, e, pela primeira vez chega ao arquipélago dos Açores.

A “Missão País” é um projeto católico universitário nascido em 2003, por iniciativa de três estudantes da Universidade Nova de Lisboa que queriam “entregar parte do seu tempo à missão” e “ter na sua faculdade algo que os aproximasse de Deus”, diz o site do projeto. A inciativa “organiza missões universitárias – semanas de apostolado e ação social – em várias faculdades de Portugal que partem Portugal adentro”. Atualmente, está presente em 57 faculdades.

As missões de cada faculdade são em datas diferentes, algumas já aconteceram este ano e outras ainda vão acontecer. No site de “Missão País” é possível verificar a data de cada faculdade.

Segundo o projeto, cada missão é liderada por uma equipe de “chefes, responsáveis pelo projeto na sua faculdade e por um grupo de 50 missionários”. Eles ficam “três anos em cada local”, sendo que no primeiro ano buscam “acolher e ser acolhidos”, no segundo , “dá-se uma transformação maior” e, no último ano, procuram “que a ‘despedida’ seja um envio, tanto para a localidade como para os missionários”.

Durante os dias de missão, os missionários são divididos em grupos que prestam “serviço à comunidade”. “Animamos os lares, as creches, as escolas e andamos de porta em porta levar a nossa alegria”, diz o projeto. Também estão presentes “na missa diária” e preparam “uma vigília”.

“Acho que marca a pessoa que faz a ‘Missão País’, é impossível ela sair sem ficar marcada pela forte experiência que é”, disse ao programa ECCLESIA, da Agência Ecclesia, a chefe nacional do projeto, Maria Rocha e Melo.

Um dos chefes nacionais de “Missão País”, Pedro Rodrigues, disse à Agência Ecclesia que, neste ano receberam “mais ou menos 7500 candidaturas” para as quatro mil vagas do projeto. “Portanto há uma grande parte que fica de fora, mas que é sempre convidada também a poder viver este espírito”.

Para Rodrigues, a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) que aconteceu em Lisboa no ano passado veio mostrar que Portugal “é uma população de jovens católicos e que se querem afirmar”. O mesmo ele observa no “crescimento” das candidaturas para participar da “Missão País” a cada ano.

Depois da semana missionária, o projeto de “Missão País” continua em cada faculdade. Pedro Rodrigues disse que buscam fomentar “muito o pós-missão”. “As pessoas depois nas universidades acabam por organizar dinâmicas, ou seja, nem que seja o terço ou até algumas conferências e até atividades mais lúdicas também, porque é bom fomentarmos a amizade também que surge destas amizades em Cristo”, disse.