A ordenação de um bispo eleito inglês foi adiada indefinidamente enquanto as autoridades da Igreja local conduzem um “processo canônico”.

A diocese de Plymouth, Inglaterra, disse num comunicado de sexta-feira (2) que a ordenação do bispo eleito de Plymouth, padre Christopher Whitehead, “não ocorrerá em 22 de fevereiro de 2024 como esperado”.

“O cônego Paul Cummins continua como administrador diocesano", diz o comunicado. “Um processo canônico está em andamento e nenhum comentário adicional será feito até que seja concluído”, diz.

“O cônego Christopher Whitehead se retirou do ministério ativo durante este processo”, diz o breve texto.

O comunicado não informa qual o motivo do processo e a diocese de Plymouth não respondeu a uma consulta da CNA, agência em inglês da EWTN News, feita na sexta-feira (2).

A diocese de Plymouth parece ter removido quase todas as referências ao bispo eleito do seu site. Uma entrevista anterior com o padre Whitehead, bem como uma mensagem de Natal do bispo eleito, bem como o anúncio de dezembro da nomeação de Whitehead pelo papa Francisco, já não estavam no site na manhã de sexta-feira.

Francisco nomeou Whitehead bispo da diocese de Plymouth em 15 de dezembro de 2023. O próprio Whitehead disse naquele momento que o cargo “era algo que ele jamais imaginou”.

O padre comprometeu-se a entregar-se “voluntariamente onde o Senhor me chamou para servir e com tudo o que tenho para oferecer”. Plymouth “é uma parte tão bonita deste país e estou verdadeiramente feliz por ter a oportunidade de estabelecer o meu lar entre o seu grande povo", acrescentou Whitehead.

Whitehead foi ordenado sacerdote em 1994 na diocese de Clifton, que fica cerca de 160 quilômetros ao norte da diocese de Plymouth. O anterior bispo de Plymouth, dom Mark O'Toole, mudou-se para o País de Gales em junho de 2022, porque foi nomeado arcebispo de Cardiff e bispo de Menevia.