Com o lema “todas as famílias podem ser melhores”, a cidade de Guadalajara, México, sediará o Congresso Internacional das Famílias (CIFAM) de 1º a 3 de março de 2024.

O CIFAM surgiu com o intuito de dar continuidade à experiência vivida no XIV Congresso Mundial das Famílias, celebrado na Cidade do México em 2022, como espaço de encontro, aprendizagem e colaboração intersetorial e inter-religiosa, procura unir e capacitar líderes, organizações e famílias para afirmar, celebrar e fortalecer a instituição familiar como fundamento natural da sociedade.

O presidente do congresso no México, Fernando Milanés, anunciou em entrevista coletiva na quarta-feira (31) que o evento oferecerá um espaço de “aprendizado e colaboração para fortalecer” a família.

Milanés disse que as famílias enfrentam inúmeros desafios, por isso o CIFAM pretende “equipá-las para que possam ser fonte de segurança e saúde integral, de identidade e pertencimento, de projeto e propósito”.

Lupita Venegas, proprietária da Rádio Valora e porta-voz do congresso, falou da importância de abordar os diversos males que afetam as famílias, como a infidelidade, a depressão e a violência doméstica. Ela disse que o CIFAM 2024 representa uma oportunidade para fortalecer as famílias e “mudar o mundo, família por família”.

Karen Ahued, também porta-voz do CIFAM, centrou a sua atenção nas mulheres e disse que o congresso proporcionará um espaço para “melhorar a relação com os nossos filhos”, procurar “a reconciliação pessoal e curar muitas feridas que hoje nos custam e são difíceis de aceitar.”

O evento terá quatro programas: geral, jovens, adolescentes e crianças. Entre os especialistas de destaque estarão a doutora Catherine L'Ecuyer, líder mundial sobre o impacto da tecnologia na educação, e a psicóloga Isabel Rojas Estapé. Também falarão especialistas internacionais no tema da família e educação, como doutora María Calvo e o doutor Rafael Guerrero.

A nível nacional, o CIFAM 2024 contará com palestrantes renomados, entre eles o doutor José Medina Mora, presidente nacional da COPARMEX; a doutora Julia Borbolla, especialista em crianças e adolescentes; e o doutor José Antonio Lozano, presidente dos Conselhos do Governo da Universidade Panamericana e do IPADE. O programa juvenil também incluirá talentos e influenciadores reconhecidos como Buscaminas e Rorro Echávez.

O evento também contará com a Family Expo, espaço com mais de 120 estandes onde diversas instituições oferecerão programas, atividades, produtos e serviços para as famílias. Para mais informações, acesse o site do CIFAM.