O pró-prefeito do Dicastério para a Evangelização e organizador e coordenador do Jubileu de 2025, dom Rino Fisichella, está no Brasil para um encontro nacional em preparação para o ano santo. O encontro promovido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) começou ontem em Brasília e reuniu cerca de 300 representantes das dioceses brasileiras.

Segundo a CNBB, o objetivo deste encontro é “situar as dioceses quanto à proposta do Jubileu e animar sua organização nas igrejas locais”. Os temas abordados na reunião ontem foram: o “Panorama da ação evangelizadora a partir da CNBB”; “Desafios da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil”; “O Jubileu nas Sagradas Escrituras” e o “Jubileu da Esperança em 2025: anseios do Papa Francisco”. Hoje os pontos abordados foram: “A celebração do Jubileu”; “Propostas para a realização do Jubileu da Esperança” e uma mesa redonda sobre “As perspectivas para o Jubileu no Brasil”.

A cada 25 anos a igreja realiza um Jubileu. Em vista dos 25 anos do século XXI, o papa Francisco informou em fevereiro de 2022 que em 2024 seria uma preparação para o Jubileu 2025, com “uma grande “sinfonia” de oração”. E escolheu como tema para o Jubileu 2025: “Peregrinos da Esperança”, que começará no dia 24 de dezembro de 2024 com a abertura da porta santa da Basílica de São Pedro e seguirá até o dia 24 de dezembro de 2025, com seu fechamento.

No dia 21 de janeiro, o papa anunciou o início do Ano da Oração em preparação para o Ano Santo: "Por isso, iniciamos hoje o Ano de Oração, um ano dedicado a redescobrir o grande valor e a absoluta necessidade da oração em nossa vida pessoal, na vida da igreja e no mundo", disse o papa.

No primeiro dia do encontro realizado pela CNBB, dom Rino Fisichella agradeceu a “a presidência da conferência episcopal” do Brasil “por ter organizado este encontro em preparação ao jubileu” e disse que o papa Francisco enviou sua saudação e bênção a todos os brasileiros.

Com relação ao Jubileu 2025, dom Fisichella ressaltou ontem que neste próximo Ano Santo é necessário a “participação de todas as pessoas, pois todos somos peregrinos da esperança” e lembrou que o tema proposto pelo papa Francisco para este Jubileu prepara toda a igreja para este tempo e será uma “oportunidade para a evangelização”.

O Pró-Prefeito para a Evangelização ainda relatou que o mundo urge por sinais de esperança e destacou que ela está ligada as outras duas virtudes teologais: a fé e a caridade, e juntas formam “uma tríade inseparável na vida cristã”.

Sobre a indulgência jubilar, dom Fisichella disse que é “um aspecto fundamental do Jubileu”, no qual refletirá “a misericórdia de Deus” e pediu para a igreja no Brasil viver esta unidade com o papa. Quanto as orientações deste Ano Santo, pediu para aguardar a Bula de Promulgação do Papa Francisco para mais detalhes, mas incentivou que todos se prepararem espiritualmente para este Jubileu.

Hoje, no último dia do encontro dom Fisichella disse que o papa Francisco quis no primeiro ano de preparação do Jubileu, lembrar as quatro constituições principais do Concílio Vaticano II: “Foi uma forma de manter vivo o ensinamento conciliar sobre o primado da Palavra de Deus: Dei Verbum, a Igreja em sua obra de evangelização: Lumen Gentium, a Liturgia como expressão da fé orante do Povo de Deus: Sacrosanctum Concilium e a relação entre Igreja e mundo, cada vez mais diferente, na medida em que os tempos mudam: Gaudium et Spes. Fomos chamados a descobrir quanta beleza está escondida no Concílio”.

Além disso, dom Fisichella informou que foram feitos oito manuais para este ano, com orações baseados nos salmos, orações feitas por Jesus e outras. Outra novidade que em breve será divulgada será a escola de oração. Segundo o arcebispo italiano, “a escola de oração consiste em compreender os passos necessários da oração, por exemplo, introduzindo a oração de ação de graças, a oração de invocação, a oração de consolação, a oração litúrgica, a oração pessoal e comunitária”.

“Em suma, esta escola de oração torna-se uma oportunidade para dar força e apoio às diferentes expressões de nossa oração”, explicou.

Ele ainda destacou que no ano do Jubileu 2025 será celebrado os 1.700 anos do primeiro Concílio de Niceia, primeiro Concílio realizado pela igreja para discutir a fé cristã. “A profissão de fé cristológica que recitamos todos os domingos na Sagrada Eucaristia foi produzida pela primeira vez em Niceia”, pontuou.

Dom Fisichella disse ainda que haverá mais de 35 eventos durante o Ano Santo, ressaltando que a programação favorece “um encontro com a cidade de Roma, com momentos em praças e espaços públicos. É uma ação de evangelização na cidade, eventos puramente culturais, para os peregrinos e turistas de Roma”.

São esperados 32 milhões de peregrinos em Roma, ao longo deste Ano Santo, contando com a visita de pelo menos 250 mil brasileiros, segundo o levantamento da Faculdade de Sociologia de Roma.

O site do Jubileu 2025 já tem toda a programação com as orientações para os peregrinos e foi traduzido em 10 idiomas, inclusive o português. Confira o site do Jubileu 2025!