Em entrevista publicada hoje (29), no jornal italiano La Stampa, o papa Francisco diz que, depois de falar na congregação geral com os cardeais, antes do conclave de 2013, "foi dado um aplauso, inédito nesse contexto". "Mas eu não havia sentido o que muitos me revelaram depois: esse discurso foi a minha 'condenação'", disse o papa referindo-se a sua eleição.

Logo ao sair da sala do sínodo, "um cardeal de língua inglesa que me viu e exclamou: 'Lindo isso que você disse! Lindo, lindo. Queremos um papa como o senhor'. E eu não tinha percebido que estava nascendo uma campanha para me eleger”, disse o papa.

"Até o almoço de 13 de março, aqui na Casa Santa Marta, algumas horas antes da votação decisiva, enquanto eu comia, me fizeram duas ou três perguntas "suspeitas". Então, na minha cabeça, comecei a dizer a mim mesmo: 'Algo estranho está acontecendo aqui".

"No entanto, consegui tirar um cochilo. E quando me elegeram tive uma surpreendente sensação de paz dentro de mim", contou o papa.

Em 13 de março de 2013, às 20h19 (horário de Roma), o cardeal protodiácono, Jean-Louis Turan anunciou ao mundo que os cardeais reunidos em conclave haviam eleito o cardeal Jorge Mario Bergoglio papa da igreja católica e que ele havia assumido o nome de Francisco.

A saúde do papa Francisco e como ele se sente hoje

Sobre sua saúde, o papa comentou que "há algumas dores, mas agora está melhor, estou bem".

Entre as várias condições de saúde de Francisco estão a recente inflamação dos pulmões que o afetou, a gripe, a cirurgia para evitar uma obstrução intestinal em meados de 2023, a diverticulite e o problema no joelho que o impede de andar normalmente e que o faz usar uma bengala ou cadeira de rodas.

Respondendo sobre uma possível renúncia, o papa Francisco responde que não é algo que considere, embora "seja uma possibilidade para todo pontífice. Mas não estou pensando nisso agora. Não me preocupo".

Sobre como se sente hoje, o papa Francisco respondeu: "Sinto-me como um pároco. De uma paróquia muito grande, planetária certamente, mas gosto de manter o espírito de um pároco. É estar no meio do povo, onde sempre encontro Deus”.