Em uma audiência concedida a associação Nolite Timere, comprometida em acolher órfãos de guerra em Ruanda, o papa Francisco reiterou sua rejeição aos conflitos armados, que tiram "o sorriso e o futuro das crianças".

A Nolite Timere foi fundada há 25 anos para atender as crianças que ficaram órfãs por causa do genocídio que ocorreu em Ruanda em 1994, no qual se estima que morreram entre 800 mil e um milhão de pessoas.

A esse respeito, o papa lhes agradeceu pelos anos servidos em benefício das crianças "de “Cité des Jeunes Nazareth” em Mbare, Ruanda, por iniciativa do então Núncio no país, dom Salvatore Pennacchio. São João Paulo II foi o encorajador desta iniciativa em favor dos inúmeros órfãos provocados pelo genocídio", recordou Francisco.

Em seu discurso, o papa destacou o lema da associação, " Vamos dar a esperança de recomeçar!", que recorda que "em um mundo em que parecem se multiplicar os muros e as divisões entre as pessoas e os povos", a "caridade não tem barreiras, como demonstra sua história".

Por isso, parabenizou os membros por proporcionarem aos menores "os meios para seu sustento e para sua formação escolar e religiosa", sempre "com espírito aberto e amor incondicional, unidos pelo desejo comum de devolver-lhes o sorriso e a esperança no futuro".

"Porque, lembremos, a guerra e as armas tiram o sorriso e o futuro das crianças, e isso é trágico. Por outro lado, é belo que proponham, solidariamente, criar oportunidades de amizade, dando lugar a relações que depois perduram no tempo", apontou o papa.

O papa Francisco garantiu que "se cria uma rede de afeto que se estende além das circunstâncias do momento, transcendendo as diferenças de idade, nacionalidade, cultura e status social". O trabalho da Nolite Timere mostra "que ser 'voluntário' é muito mais do que prestar um serviço ou dar uma contribuição econômica", disse.

Finalmente, o papa os incentivou a continuar rezando "para que cessem no mundo violências e conflitos, devido aos quais ainda, infelizmente, demasiadas crianças continuam sofrendo, sendo exploradas e morrendo. E façamos eco, com força, das palavras de São Paulo VI: ‘Nunca mais a guerra!”.

Em seu site, a Nolite Timere afirma que atualmente hospeda na Cité des Jeunes Nazareth cerca de 400 crianças vindas de orfanatos das nove dioceses do país, a quem oferece alimentação, hospedagem, educação escolar, assistência sanitária e crescimento espiritual".