Dois homens mascarados abriram fogo hoje (28) em uma igreja em Istambul, Turquia, durante a missa e, segundo informações, mataram uma pessoa durante a consagração.

O vigário apostólico de Istambul, dom Massimiliano Palinuro, disse à EWTN News, da rede de comunicação a que pertence ACI Digital, que um homem foi morto "durante a consagração" no ataque à igreja de Santa Maria, no distrito de Sariyer, Istambul.

O ministro do Interior turco, Ali Yerlikaya, confirmou que o ataque aconteceu por volta das 11h40 (hora local) e que foi iniciada "uma investigação em grande escala" enquanto as autoridades trabalham para prender os agressores.

O ministro disse que um homem, referido apenas como C.T., foi "o alvo de um ataque com arma de fogo e perdeu a vida". “Condenamos energicamente este vil ataque”, disse Yerlikaya.

Imagens de vídeo do ataque obtidas por EWTN News mostram dois homens armados e vestidos de preto seguindo um homem de cabelo branco que ia para a igreja e disparando contra a sua nuca. Os paroquianos esconderam-se debaixo dos bancos depois dos disparos. 

O vídeo não deixa claro se os agressores continuaram disparando, enquanto apontavam as armas em várias direções diferentes antes de saírem da igreja.

Dom Massimiliano Palinuro disse à EWTN News que a vítima foi "alvejada por uma arma dentro da igreja durante a consagração, enquanto toda a congregação estava rezando".

"Não sabemos o motivo... temos que esperar para perceber porque esta tragédia aconteceu, aconteceu na igreja durante a missa", disse Palinuro.

O bispo pediu às pessoas que rezassem pelas vítimas e pela Igreja Católica na Turquia. "Estamos preocupados com o futuro, porque se isto é um sinal de intolerância religiosa, para a nossa comunidade pode ser um mau sinal. Rezemos”, disse.

Há cerca de 25 mil católicos vivendo na Turquia, incluindo migrantes africanos e filipinos, segundo um relatório de 2022 do Departamento de Estado dos EUA.

Ao final da oração do Ângelus de hoje, o papa Francisco expressou sua “proximidade à comunidade da Igreja Santa Maria Draperis em Istambul, que durante a Missa sofreu um ataque armado que deixou um morto e diversos feridos”.

Os jornalistas da EWTN Colm Flynn e Rudolf Gehrig contribuíram para esta matéria a partir do local do ataque em Istambul, Turquia.