O papa Francisco recebeu hoje (26), no Palácio Apostólico do Vaticano, os membros da Comissão Mista Internacional para o Diálogo Teológico entre a Igreja Católica e as Igrejas Ortodoxas Orientais, bem como um grupo de jovens sacerdotes e monges das igrejas ortodoxas orientais.  Aos presentes, o papa pediu que não esqueçam que “a harmonia é criada pelo Espírito Santo”.

Em seu discurso à comissão, o papa expressou sua alegria pelos passos dados em favor da união entre as diferentes igrejas.

"Apoiados pelos santos e mártires que nos acompanham unidos do céu, rezamos e trabalhamos incansavelmente pela comunhão e para combater a falta de paz em muitas partes da Terra, incluindo várias regiões de onde vocês vêm", disse o papa.

Francisco enalteceu a importância do ecumenismo e recordou as visitas que tem recebido dos chefes das igrejas ortodoxas orientais ao longo do seu pontificado, encontros que "permitem que o 'diálogo da caridade' ande de mãos dadas com o 'diálogo da verdade'".

Para o papa Francisco, estes encontros "não são meros atos de cortesia ou diplomacia, mas têm um significado eclesial".

O papa disse estar convencido de que o "diálogo da caridade" não deve ser entendido apenas como uma preparação para o "diálogo da verdade", mas como uma "teologia em ação, capaz de abrir novas perspectivas para o caminho de nossas igrejas".

Destacou que "a recente iniciativa de organizar visitas anuais e recíprocas de estudo para jovens sacerdotes e monges merece ser continuada". “Quatro delegações de jovens sacerdotes e monges ortodoxos orientais já vieram a Roma para conhecer melhor a Igreja Católica, a convite do Dicastério para a Promoção da Unidade dos Cristãos, ao qual estou grato", disse.

“Envolver os jovens na aproximação de nossas Igrejas é um sinal do Espírito, que rejuvenesce a Igreja na harmonia, inspirando caminhos de comunhão, doando sabedoria às novas gerações e profecia aos idosos", disse.

O papa pediu "que esse ‘diálogo da vida’ continue sob o sinal do Espírito! E não nos esqueçamos de que a harmonia é criada pelo Espírito Santo".

“Diálogo da caridade, diálogo da verdade, diálogo da vida: três maneiras inseparáveis de proceder no caminho ecumênico que a sua comissão promove há 20 anos", disse.

Por último, destacou que "a plena comunhão entre as nossas Igrejas não é apenas possível, mas urgente e necessária".