O arcebispo anglicano Justin Welby celebrou ontem (25) uma "missa" anglicana na basílica católica de São Bartolomeu, localizada às margens do rio Tibre, na chamada Ilha Tiberina de Roma.

No início da cerimônia, o atual arcebispo da Cantuária agradeceu ao papa Francisco por permitir que ele celebrasse nessa igreja católica.

A cerimônia faz parte do calendário oficial de atividades realizadas em Roma durante a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos no Hemisfério Norte, que foi publicado no site do Dicastério para a Promoção da Unidade dos Cristãos.

Em declarações a ACI Prensa, agência em espanhol do Grupo ACI, o reitor da basílica de São Bartolomeu, padre Angelo Romano, disse que a "missa" anglicana aconteceu "devido a um pedido do Dicastério para a Promoção da Unidade dos Cristãos" e de seu prefeito, o cardeal Kurt Koch.

"Simplesmente acolhemos esta liturgia por parte do arcebispo da Cantuária", disse, especificando que nenhum católico participou da celebração e garantiu que "não se trata de uma blasfêmia", mas de um gesto de "fraternidade com esta igreja tão próxima da nossa".

Justin Welby está em Roma como parte da semana ecumênica e também para participar da cúpula intitulada "Growing Together” (Crescendo Juntos), organizada pela Comissão Internacional Anglicana-Católica para Unidade e Missão.

Ontem (25), o líder da igreja anglicana celebrou junto com o papa Francisco as segundas vésperas pela solenidade da Conversão de São Paulo, na basílica de São Paulo Fora dos Muros.

Durante a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, celebrada de 18 a 25 de janeiro no Hemisfério Norte, foram realizados vários atos ecumênicos na cidade de Roma, entre eles, um concerto de um coral anglicano na basílica de São Pedro em 23 de janeiro, também promovido pelo Dicastério para a Promoção da Unidade dos Cristãos.