O bispo de Covington, em Kentucky, EUA, dom John Iffert, anunciou este mês a demissão de dois padres que, segundo ele, haviam denegrido repetidamente a forma moderna do santo sacrifício da missa em sua paróquia.

O bispo disse em uma carta aos membros da paróquia Nossa Senhora de Lourdes em Park Hills, Kentucky, que havia solicitado a renúncia do pároco, o padre Shannon Collins, enquanto ordenava a remoção do vigário paroquial, o padre Sean Kopczynski.

Iffert disse que demitiu os padres – ambos membros dos Missionários de São João Batista – depois de desenvolver “sérias preocupações” sobre sua liderança pastoral. A paróquia diz em seu site que é “sede da paróquia de missa tradicional em latim da diocese de Covington”.

Iffert escreveu que ordenou as demissões “depois de tomar conhecimento de que o padre Collins havia pregado na paróquia que o santo sacrifício da missa conforme celebrado na atual liturgia católica romana é 'irrelevante', preserva 'literalmente nada do antigo’, ' e que a reforma da liturgia foi motivada pelo ódio aos católicos tradicionais e às antigas liturgias de Roma’”.

Ambos os padres “mantêm estes erros e recusam a oportunidade de renunciar a eles”, disse o bispo. “Isso os desqualifica de receber permissão para celebrar publicamente os sacramentos usando o Missale Romanum de 1962 e de liderar uma paróquia pessoal como Nossa Senhora de Lourdes”.

“Não tomei esta atitude levianamente”, disse o bispo. “Consultei o vigário geral, os reitores, o vigário judicial e os irmãos bispos antes de determinar a ação que devo tomar nesta situação.”

Iffert escreveu que pretende “providenciar o cuidado pastoral e litúrgico” da paróquia, embora tenha notado que havia “obstáculos” para esse objetivo, incluindo que os Missionários de São João Batista são proprietários do edifício e “não estão mais dispostos a permitir que a diocese ou a paróquia Nossa Senhora de Lourdes utilizem o edifício”.

O bispo disse estar buscando outros locais para as liturgias da paróquia.

“Vocês estão em minha oração constante enquanto trabalho para resolver essas dificuldades e fornecer uma liderança pastoral fiel e verdadeira para a paróquia Nossa Senhora de Lourdes”, disse o bispo à paróquia.

No seu site, a paróquia afirma que “neste momento não haverá missas públicas, confissões ou outros rituais sacramentais oferecidos na igreja Nossa Senhora de Lourdes em Park Hills num futuro próximo por ordem de Sua Excelência o bispo John Iffert”.

“Outros arranjos estão sendo feitos para um futuro local para a missa em latim e para um ministério sacerdotal ao rebanho desta paróquia pessoal”, diz o site.

Os missionários, entretanto, disseram no seu próprio site que “procuram ser professores da verdade” e “nunca, tanto quanto é do seu conhecimento, promoveram quaisquer erros em relação à santa fé ou ensinaram algo contrário ao perene Catecismo da Igreja Católica".

Os padres demitidos, por sua vez, disseram que “aceitam as limitações impostas ao seu ministério e rezam para que seja encontrada uma solução rápida para esta dificuldade”.