Hoje (24) é a festa de são Francisco de Sales, doutor da Igreja e padroeiro dos jornalistas e escritores católicos. Este santo viu um padre recém-ordenado discutindo com seu próprio anjo da guarda por uma razão particular.

O livro “Vida de São Francisco de Sales, Bispo e Príncipe de Genebra” narra que o doutor da Igreja ordenou sacerdote uma pessoa que tinha um dom especial do Senhor: o novo padre podia ver seu próprio anjo da guarda.

Depois de sua ordenação sacerdotal, o padre ficou na porta da igreja, gesticulando para que alguém passasse na frente dele. São Francisco de Sales o observou e suspeitou do que estava acontecendo. Então, ele o chamou de lado e perguntou ao padre recém-ordenado o que estava acontecendo.

O padre, com total normalidade, disse que estava discutindo com seu anjo da guarda e explicou: "Antes de eu ser ordenado padre, ele costumava andar na minha frente, mas agora insiste em me dar prioridade".

O livro destaca que são Francisco de Sales ficou muito impressionado e se lembrou de são Francisco de Assis, que dizia ter o hábito de cumprimentar primeiro um padre e depois seu anjo da guarda.

O texto diz que o doutor da Igreja sempre se lembrava desse fato e o mencionava aos candidatos à ordenação para que compreendessem a grande dignidade e responsabilidade de ser padre.