"O amor é a principal razão da existência da Igreja", disse o papa Francisco na carta introdutória da nova edição do YouCat, o Catecismo da Igreja Católica voltado especialmente para adolescentes e jovens.

O texto completo foi publicado ontem (22) pelo jornal italiano La Stampa e tem como título "A senha da alegria" que, segundo o papa, está justamente no catecismo.

Francisco disse que o "amor" do qual ele fala é principalmente o amor que Deus Pai revelou ao mundo por meio de Jesus. No entanto, também destacou que há outro amor que vem de cada pessoa: o amor que os crentes, por sua vez, professam por Jesus Cristo.

"Ele é o centro do nosso coração. Como, de fato, não sentir sentimentos de verdadeira afeição por Aquele que nos tornou participantes desse amor, do Pai, do qual é impossível imaginar algo maior?", escreveu o papa. "A pessoa que crê é, portanto, sempre alguém apaixonado por Jesus", acrescentou.

O papa também disse que é dever dos "adultos na fé" dar a conhecer Jesus Cristo àqueles que ainda não tiveram a oportunidade. Esse encontro, disse, deve ser proposto por meio do Catecismo, que revela o amor que os católicos sentem pelo Senhor.

"Este belo livro que vocês têm agora em suas mãos nasce precisamente de tal amor; o amor por Jesus que nós, cristãos, carregamos dentro de nós", declarou.

Sobre a importância do Catecismo para os jovens, o papa recordou seu predecessor, Bento XVI, que escreveu no prefácio da primeira edição do YouCat: " Este livro é cativante porque nos fala de nosso próprio destino e, portanto, diz respeito a cada um de nós”, escreveu Bento XVI. “Portanto, peço-vos: estudai o catecismo com paixão e perseverança”, acrescentou.

O papa Francisco fez eco a essas palavras e recomendou ainda que os jovens leiam o Evangelho com frequência e rezem diariamente, a fim de "transferir" as atitudes de Jesus da mente para o coração.

"Aqui está a senha para uma vida verdadeiramente viva e alegre, olhar e julgar o que nos acontece e as decisões que somos chamados a tomar com os mesmos olhos, com os mesmos sentimentos, com a mesma postura que Jesus assumiu", disse Francisco.

Bernhard Meuser deixa a Fundação YouCat

O fundador, principal autor e "pai do YouCat", o alemão Bernhard Meuser, se aposentará no final deste ano, informou a Fundação YouCat em seu site oficial.

O teólogo e filólogo de 70 anos escreveu, supervisionou e editou várias publicações que receberam reconhecimento internacional. A mais importante delas foi o Youth Catechism of the Catholic Church (YouCat), que foi traduzido para mais de 60 idiomas e é um dos livros católicos mais vendidos no mundo.