O papa Francisco encorajou os carismáticos a avançar como um movimento eclesial e não como uma "escola de samba", ao receber em audiência os membros do Conselho Nacional da Renovação Carismática italiana, no sábado (20), no Palácio Apostólico do Vaticano. O papa destacou três aspectos essenciais de seu serviço: a oração, a evangelização e a comunhão.

Francisco recordou sua visão do movimento carismático no passado, quando era padre e depois em seus anos como arcebispo de Buenos Aires, na Argentina.

"Eu tive uma 'história especial' com vocês, porque a princípio eu não gostava do movimento, dizia que era uma escola de samba e não um movimento eclesial. Depois, como arcebispo, vi como vocês funcionavam, como enchiam a catedral durante as reuniões, e comecei a ter um grande apreço por vocês", contou o papa.

"Sigam em frente, mas não como uma escola de samba, mas como um movimento eclesial! De coração, os abençoo e a seu serviço", acrescentou.

Em suas palavras, o papa destacou que "o movimento carismático, por sua natureza, dá espaço e destaque à oração, em particular, à oração de louvor, que é muito importante".

"Continuem a servir a Igreja nisso, especialmente promovendo a oração de adoração: uma adoração na qual predomine o silêncio, em que a Palavra de Deus possa prevalecer sobre as nossas palavras; enfim, uma adoração em que o Senhor esteja realmente no centro e não nós", aconselhou o papa Francisco.

Evangelização

Em seguida, o papa destacou o aspecto da evangelização, "que faz parte do DNA do movimento carismático".

“O Espírito sempre impele a comunicar o Evangelho, a sair, com a sua imaginação inesgotável", disse.

"Do que adianta fazer longas orações e cantar lindas canções se não tivermos paciência com o próximo, se eu não sei estar perto da minha mãe que está sozinha – é o quarto mandamento: eu me escandalizo com homens e mulheres cujos pais estão em uma casa de repouso e eu não vou visitá-los – ou aquela pessoa em dificuldade", disse.

O papa observou que "a caridade concreta e o serviço no anonimato é sempre a prova do nosso anúncio: as palavras, os gestos e os cantos, sem a realização da caridade, são inúteis".

Comunhão

O papa Francisco destacou que em cada igreja particular, em cada lugar onde estão presentes, "os movimentos eclesiais devem sempre buscar a comunhão efetiva. E o que isso significa? Significa que a comunidade da Renovação deve estar a serviço de toda a comunidade diocesana, de toda a comunidade paroquial, segundo as orientações pastorais do bispo".

"Significa também a comunhão com outras realidades eclesiais, associações, movimentos, grupos: para dar testemunho de fraternidade, de estima mútua na diversidade, de colaboração no compromisso de iniciativas comuns, a serviço do povo de Deus e também nas questões sociais onde está em jogo a dignidade das pessoas".

Depois de advertir contra o perigo da "fofoca", Francisco encorajou os carismáticos a "seguir em frente com alegria". “Que Nossa Senhora os abençoe, que Ela esteja sempre em seu meio como esteve entre os primeiros discípulos no cenáculo".

"E eu lhes peço, por favor, que rezem por mim. Rezem com seu corpo, com tudo, por mim", concluiu.

 

 

Mais em