No sábado, 20 de janeiro, será a festa do mártir são Sebastião, padroeiro da cidade e da arquidiocese do Rio de Janeiro (RJ).  A data será celebrada com mais de dez missas, doze horas de confissões e a tradicional procissão na capital fluminense.

“Para o Rio de Janeiro, a festa de são Sebastião tem um grande significado”, disse à ACI Digital o guardião do Santuário Basílica de São Sebastião, frei Reinaldo Ávila de Moura. “A festa de são Sebastião é um momento muito profundo que nos é concedido para render a Deus a nossa ação de graças na intercessão de são Sebastião, por intercessão de quem Deus concede tantas graças no dia a dia do povo do Rio de Janeiro”, acrescentou.

A relação de são Sebastião com o Rio de Janeiro remonta à fundação da cidade, em 1º de março de 1565. Estácio de Sá resolveu homenagear o então rei de Portugal, dom Sebastião, e deu o nome de São Sebastião do Rio de Janeiro à cidade que fundou. Na época, a região estava ocupada por franceses, que só foram expulsos dois anos depois, em 20 de janeiro de 1567, dia de são Sebastião. O santo teria sido visto ao lado dos portugueses durante batalha. Nesse mesmo dia, Estácio de Sá foi ferido com flecha indígena envenenada e morreu um mês depois.

Atualmente, o Santuário Basílica de São Sebastião, no bairro Tijuca, guarda as “Relíquias Históricas da Cidade”: os restos mortais do fundador do Rio de Janeiro, Estácio de Sá; o marco zero da cidade; e a pequena imagem de São Sebastião de 1563, que teria sido trazida de Portugal por Estácio de Sá.

A festa de são Sebastião no Rio de Janeiro é marcada pela trezena do padroeiro, entre os dias 7 e 19 de janeiro. Nesse período, a imagem missionária do santo percorre a cidade, visitando igrejas dedicadas ao santo, a prefeitura, hospitais, escolas e outros locais.

Neste ano, a festa de são Sebastião tem como tema “A oração é a fortaleza de são Sebastião”. No dia do padroeiro, serão celebradas missas no Santuário Basílica de São Sebastião às 5h, 6h, 7h, 9h, 11h, 12h, 13h, 14h, 15h, 16h, 17h, 18h e 19h. A missa das 9h será celebrada pelo arcebispo do Rio de Janeiro, cardeal Orani Tempesta.

Durante o dia no Santuário Basílica de São Sebastião também haverá atendimento de confissões das 5h às 17h. “Muitas pessoas vêm diante do sacerdote, instrumento de Deus, pedir o perdão, pedir misericórdia para que possam reconciliar-se com o Senhor, reconciliar-se com Deus sempre buscando uma mudança de vida”, disse o frei Moura.

Às 16h, acontecerá a processão saindo do santuário basílica em direção à catedral metropolitana do Rio de Janeiro, no centro da cidade, onde será celebrada missa. Esta procissão é tradicional é, em 2014, foi declarada patrimônio cultural do Rio de Janeiro.

Para o guardião do santuário basílica, é preciso “manter a tradição” da festa de são Sebastião, que atrai milhares de pessoas no Rio de Janeiro. “Sempre falo e pego o que diz a historiadora Mary del Priori: ‘jamais saberemos quem somos se não soubermos quem fomos’. Então, a medida que vamos levando avante esta tradição, estaremos sempre fortalecendo a nossa identidade enquanto povo de Deus”, disse.

Segundo o frei Reinaldo Moura, a expectativa do santuário basílica para este ano é “que a festa possa acontecer como todos os anos, com muita fé, piedade e devoção”.

O no Santuário Basílica de São Sebastião fica na Rua Haddock Lobo, 266, Tijuca, próximo à Estação Afonso Pena do Metrô (Praça Afonso Pena).