A Conferência Episcopal Espanhola (CEE) lançou um aplicativo para celulares com reflexões e orações em texto e áudio para meditar durante a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, que acontecerá de 18 a 25 de janeiro, com o lema "Amarás o Senhor teu Deus... e o teu próximo como a ti mesmo", extraído do Evangelho de são Lucas.

Esta iniciativa foi lançada pela Subcomissão Episcopal para as Relações Interconfessionais e o Diálogo Inter-religioso da CEE com o objetivo de que “o maior número de pessoas possa se unir a esta rede internacional de oração".

O aplicativo móvel está disponível gratuitamente para telefones Android e IOS.

Os bispos também publicaram um guia de materiais para a celebração desta semana, que inclui uma mensagem dos membros da subcomissão que destaca a necessidade de a igreja ser "uma estalagem onde todos possam se refugiar, um lugar de acolhimento para homens e mulheres que buscam uma comunidade que cura".

"Para que isso seja possível", continuam os bispos, "nossas comunidades devem ser abertas, alegres e vivas. Elas devem ter, acima de tudo, uma imensa capacidade de acolhimento, para que todos possam se sentir em suas casas".

Os bispos também destacaram que "a acolhida e a hospitalidade são um sinal distintivo da igreja de Cristo" e que, portanto, "devemos vivê-las entre aqueles que se dizem cristãos". Com isso, afirmam que "certamente a divisão entre nós contradiz clara e abertamente a vontade do Senhor e é um grave escândalo para o mundo inteiro".

Por esse motivo, os bispo nos incentivam a rezar de maneira especial durante esses dias da Semana da Unidade Cristã "para que o Senhor nos faça sentir a dor da divisão e nos ilumine para encontrar caminhos de encontro" e, ao mesmo tempo, para "pedir perdão pelas vezes em que parte dessa humanidade ferida pode ter se sentido excluída da própria igreja".

Duas semanas para orar pela unidade dos cristãos

A Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos é, na verdade, celebrada em dois momentos distintos, dependendo de onde você estiver no mundo. Assim, o hemisfério norte a comemora em janeiro por sugestão de Paul Watson, um padre episcopal americano que se converteu ao catolicismo em 1909 "para cobrir o período entre a festa de São Pedro e São Paulo, de grande importância simbólica", de acordo com os materiais fornecidos pela EEC.

Assim, no hemisfério sul, as diversas denominações cristãs geralmente celebram essa semana por volta de Pentecostes, visto que janeiro é um mês de férias.

Para 2024, o Dicastério para a Promoção da Unidade dos Cristãos encarregou uma equipe ecumênica de Burkina Faso, que em seu contexto específico "reflete a necessidade de colocar o amor no centro da busca pela paz e reconciliação".