Papa Francisco se reuniu ontem (15), no Vaticano com os franciscanos membros do Studium Biblicum Franciscanum de Jerusalém, e lhes agradeceu por sua presença na Terra Santa, onde a situação "é muito grave".

Francisco lamentou que "a situação atual da Terra Santa e dos povos que nela vivem nos envolva e nos faça sofrer".

Depois de insistir que "a situação é muito grave de todos os pontos de vista", papa Francisco afirmou que "devemos rezar e agir incansavelmente para que esta tragédia termine".

"Que isto vos incentive ainda mais a intensificar as razões e a qualidade da vossa presença nestes lugares martirizados, da vossa presença ali, no martírio destas pessoas, nas quais estão enraizadas as raízes da nossa fé".

"O que posso dizer aos franciscanos? Obrigado por vossa presença na Terra Santa, obrigado! Obrigado por tudo que fazem! Abençoo-vos de coração", disse papa Francisco.

O Studium Biblicum Franciscanum é uma sociedade acadêmica franciscana inaugurada no dia 7 de janeiro de 1924, em Jerusalém, no santuário da Flagelação. Alguns anos depois ele iniciou uma parceria com o colégio santo Antônio de Roma, hoje Pontifícia Universidade Antonianum.

No início do seu discurso, Francisco recordou que este centro continua promovendo "importantes escavações arqueológicas em vários lugares e fazendo valiosas descobertas".

O papa ainda recordou que a sociedade acadêmica combina o estudo da Sagrada Escritura com a presença nos Lugares Santos e a pesquisa arqueológica, o que permitiu "ampliar e aprofundar consideravelmente seus programas e metodologias".

Francisco destacou que, para ele, "o conhecimento da Palavra de Deus, e até mesmo o seu estudo, não são questões de mera erudição, mas experiências de carácter sapiencial, cuja finalidade na fé é ajudar os homens a viverem melhor o Evangelho e a torná-los bons".

Neste sentido, ele exortou-os para que o "estudo rigoroso e científico das fontes bíblicas, enriquecido com os métodos mais atuais e as disciplinas afins, esteja sempre atrelado pelo contato com a vida do povo santo de Deus e orientado para o seu serviço pastoral, em harmonia e em benefício do vosso carisma específico na igreja".

"Estudo, meditação, reflexão sobre a Bíblia e os textos bíblicos, tudo dentro da igreja, que é o santo povo fiel de Deus em caminho", ressaltou.

Além disso, Francisco reiterou que "fora do corpo da igreja, estes estudos não servem para nada. O que conta é o coração da igreja, da santa Madre Igreja".

Papa Francisco enfatizou que, neste momento, "o Senhor pede-nos para escutar e conhecer melhor sua Palavra", tornando o trabalho do Studium Biblicum Franciscanum "mais precioso do que nunca".