Por meio da sua conta na rede social X (antigo Twitter), papa Francisco advertiu, no dia 13 de janeiro, sobre a ideologia de gênero e as "tentativas de introduzir novos direitos".

Em seu post, Francisco afirmou que "a paz exige o respeito pela Declaração Universal dos Direitos Humanos".

“As tentativas de introduzir novos direitos, nem sempre aceitáveis, ocasionam colonizações ideológicas que provocam divisões em vez de favorecer a paz, como no caso da teoria do gênero”, advertiu.

A ideologia de gênero "é extremamente perigosa"

O papa reitera o discurso que fez ao corpo diplomático acreditado junto da Santa Sé, feito no dia 8 de janeiro, no qual advertiu que "o caminho para a paz exige o respeito pelos direitos humanos, segundo a formulação simples mas clara contida na Declaração Universal dos Direitos do Homem, cujo 75º aniversário celebramos recentemente".

Os da Declaração Universal dos Direitos Humanos, disse Francisco nessa ocasião, são "princípios racionalmente evidentes e comumente aceitáveis".

"Lamentavelmente as tentativas, nas últimas décadas, de introduzir novos direitos, não totalmente compatíveis com os originalmente definidos e nem sempre aceitáveis, deram origem a colonizações ideológicas, entre as quais ocupa um lugar central a teoria do gênero, que é extremamente perigosa porque apaga as diferenças na sua pretensão de tornar todos iguais", disse Francisco à época. "Tais colonizações ideológicas provocam feridas e divisões entre os Estados, em vez de favorecerem a construção da paz".