Hoje (10), 14 dias antes da festa de São Francisco de Sales, é celebrada santa Francisca de Sales, fundadora de uma congregação.

O site oficial da Santa Sé conta que santa Francisca (1844-1914), cujo nome civil era Léonie Aviat, também nasceu na França, tal como o santo, e que foi formada no mosteiro da Visitação de Troyes, pertencente à ordem religiosa fundada pelo Doutor da Igreja.

Na juventude sentiu o chamado vocacional cada vez mais forte. Foi assim que conheceu uma instituição de caridade para jovens trabalhadores fundada pelo beato Padre Louis Brisson, que havia sido seu capelão no mosteiro da Visitação.

O padre queria fundar uma congregação de freiras para instruir as jovens na fé e Léonie se ofereceu para tal missão.

“No dia 30 de outubro de 1868, Léonie vestiu o hábito religioso, junto com outra antiga companheira de internato, e assumiu o nome de Francisca de Sales”, diz o site da Santa Sé.

Ela professou os votos com uma companheira e nasceu a Congregação das Oblatas de São Francisco de Sales. Aos poucos as obras em favor das jovens se expandiram em vários países e como superiora enviou missionários para a África do Sul e ao Equador.

Teve que sofrer a expropriação de várias de suas obras na França por causa de uma perseguição religiosa que entrou em vigor. Refugiou-se na Itália com o seu conselho, mas continuou promovendo o desenvolvimento da congregação.

Esta grande freira que trabalhou por um futuro melhor para os jovens e os necessitados morreu no dia 10 de janeiro de 1914.

“No centro do seu empenho e do seu apostolado, a Ir. Francisca de Sales coloca a oração e a união a Deus, onde ela encontra a orientação e a força para vencer as provas e dificuldades, e persevera, até ao fim da sua existência, nesta vida de fé, desejando deixar-se conduzir pelo Senhor”, disse são João Paulo II durante a missa de canonização em 2001.