A presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) está no Vaticano desde ontem (8), para a visita anual aos vários Dicastérios da Cúria Romana e ao papa Francisco. É a primeira visita da atual presidência da CNBB. Para o presidente da CNBB, dom Jaime Spengler, este ”é um momento de partilha, um momento de comunhão” e “também um momento de solidariedade” entre a “igreja presente do Brasil e a igreja de Roma e, especificamente a Santa Sé”.

A atual presidência da CNBB é composta pelo arcebispo de porto alegre (RS) e presidente da CNBB, dom Jaime Spengler; o arcebispo de Goiânia (GO) e primeiro vice-presidente da CNBB , dom João Justino de Medeiros Silva; o arcebispo de Olinda e Recife (PE) e segundo vice-presidente da CNBB, dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa e o bispo auxiliar de Brasília e secretário-geral da CNBB, dom Ricardo Hoepers.

O segundo vice-presidente da CNBB, dom Paulo Jackson disse que esta visita é uma vivência de “profunda comunhão” com o papa Francisco, mas “ao mesmo tempo” uma “profunda comunhão com todos os batizados e batizadas” do Brasil.

“Porque a nossa única missão como igreja é fazer presente, visível e explícito o reino de Deus, que por um lado é dom, mas por outro é tarefa nossa torná-lo visível para que cada ser humano possa experimentar. Participe também dessa grande missão de experimentar o Reino e de explicitá-lo nos processos de evangelização”, pediu dom Jackson aos fiéis brasileiros.

Até o momento, os bispos visitaram o Dicastério para a Cultura e a Educação e o Dicastério para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos e ainda visitarão os Dicastérios para a Doutrina da Fé; para os Bispos; para os Leigos, a Família e a Vida. Na quinta-feira, 11 de janeiro eles têm um encontro com o papa Francisco. As visitas serão concluídas na sexta-feira, 12 de janeiro.