O ator americano Shia LaBeouf recebeu o sacramento da crisma das mãos do bispo de Winona-Rochester, EUA, dom Robert Barron, na noite de domingo (31), véspera de Ano Novo.

A Província Franciscana Capuchinha da América Ocidental anunciou a crisma de LaBeouf em sua conta do Facebook na terça-feira (2).

“Temos o prazer de partilhar que o nosso querido amigo Shia LaBeouf entrou plenamente na Igreja no fim de semana através do sacramento da crisma. Os frades franciscanos capuchinhos estão cheios de alegria em recebê-lo e testemunhar o seu profundo compromisso com a sua viagem de fé”, diz a mensagem.

 

O padrinho de crisma de LaBeouf, frade capuchinho Alexander Rodríguez, disse à CNA, agência da EWTN News, ontem (3), que o ator pretende se tornar diácono “em algum momento no futuro”.

Frei Alexander lembrou que LaBeouf começou a considerar a possibilidade do diaconato durante as filmagens de seu filme Padre Pio (2022). No filme, LaBeouf interpretou são Pio de Pietrelcina, enquanto frei Alexander fez o papel de um frade.

“Ele apenas disse, espontaneamente: ‘Quero me tornar diácono’, e ainda sente o mesmo”, contou.

A cerimônia sacramental aconteceu na paróquia Old Mission Santa Inês em Solvang, Califórnia, o mesmo templo capuchinho que LaBeouf frequentou inicialmente para se preparar para seu papel como frade franciscano no filme Padre Pio.

LaBeouf, de 37 anos, chamou a atenção em agosto de 2023, quando revelou numa entrevista de 80 minutos com dom Barron que a sua interpretação do padre Pio o levou a desenvolver um amor pela fé católica.

Na entrevista, ele mencionou que era agnóstico antes de encontrar Deus. Embora tenha portado uma Benei Mitzvah aos 13 anos, ele nunca abraçou a fé judaica.

Apesar de seu sucesso como ator em filmes como Transformers, sua vida estava um caos. Com problemas legais em diversas ocasiões, LaBeouf enfrenta atualmente um processo de sua ex-namorada que o acusa de abuso físico.

Afastado de sua mãe devido por causa dos problemas que o levaram ao fundo do poço, LaBeouf confessou a dom Barron que havia chegado ao ponto de não querer mais viver, dizendo: “Não quero estar aqui”.

Na entrevista, o ator disse que acha que Deus usou a vontade de ressuscitar a sua carreira cinematográfica decadente para colocá-lo no caminho da cura e da paz pessoal.

A mudança começou quando lhe ofereceram o papel principal no filme de Abel Ferrara sobre a vida do padre Pio e aproveitou a oportunidade.

O ator passou muito tempo com os frades franciscanos na Old Mission Santa Inês para se preparar para o papel, o que o levou a ficar cada vez mais curioso sobre a fé que inspirou o padre Pio.

Começou a mergulhar nas Escrituras e nas obras de importantes escritores católicos.

LaBeouf revelou ao ChurchPOP em entrevista em maio de 2023, depois da conclusão do filme, que estava participando do Rito de Iniciação Cristã de Adultos (RICA), tendo aulas semanais, e estava no caminho para receber o sacramento da crisma.

Ao responder sobre o futuro de LaBeouf, frei Alexander Rodríguez disse que sua “prioridade máxima” é cuidar de Isabel, sua filha recém-nascida.

LaBeouf está atualmente trabalhando em um filme sobre o assassinato do presidente John F. Kennedy em 1963.

Mais em