O esmoleiro pontifício e prefeito do Dicastério para o Serviço da Caridade, cardeal Konrad Krajewski, está na Terra Santa.

O dicastério divulgou hoje (22) um comunicado dizendo que o papa, preocupado com o que chama de “terceira guerra mundial em pedaços que aflige o mundo, reza todos os dias pela paz, apelando ao fim dos conflitos que mancham a terra de sangue: na atormentada Ucrânia, na Síria, em muitos países de África e agora em Israel e na Palestina”.

Como sinal de sua participação “no sofrimento daqueles que vivem pessoalmente as consequências da guerra, e neste tempo de Natal”, envia o cardeal à Terra Santa, imersa numa guerra que começou em 7 de outubro com o ataque do grupo terrorista islâmico Hamas a civis dentro do território israelense.

O papa Francisco renova o seu apelo à paz e exorta os fiéis a rezar “para obter o dom da paz nos territórios onde ainda ressoa o barulho das armas”.

O esmoleiro do papa Francisco viajará à Terra Santa ao lado do patriarca latino de Jerusalém, o cardeal Pierbattista Pizzaballa, e se unirá a toda a Igreja local, “para celebrar o nascimento de Jesus, o Príncipe da Paz e a única esperança do mundo”.

Francisco também enviou o cardeal Krajewski seis vezes a diferentes zonas da Ucrânia desde que o exército russo invadiu o seu território em fevereiro de 2022.

No dia 22 de novembro deste ano, Francisco recebeu no Vaticano uma delegação de familiares de reféns israelenses detidos por terroristas do Hamas e outra de familiares de palestinos que vivem em Gaza.

Durante o encontro com os palestinos, o papa “prometeu” consultar através dos canais diplomáticos sobre a possibilidade de viajar à Terra Santa.